skip to content

Etapa do Empreenda. Em Ação! é realizada na UFOP

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Antônio Laia

O Empreenda. Em Ação!, programa que nasceu na UFOP em 2013, alcançou abrangência estadual em 2017, quando 15 instituições de ensino superior de Minas Gerais aderiram ao programa. Na última sexta (26), o evento final das disciplinas de empreendedorismo, foi realizada na UFOP, no Centro de Convenções, em Ouro Preto. A atividade contou com apresentações de projetos empreendedores, conduzidas por encenações teatrais dos apresentadores.

Segundo o professor Álvaro Pereira Jr., coordenador do programa, o objetivo é "fortalecer a cultura empreendedora em conexão com o mercado", aproximando os estudantes e suas prpopostas de negócios desta realidade.

As apresentações dos projetos desenvolvidos por alunos matriculados nas disciplinas de empreendedorismo, foram avaliadas por representantes de associações, empresas, gestores públicos, além de membros da comunidade acadêmica.

RESULTADOS - O primeiro lugar foi para o projeto "Care Box", desenvolvido por Cayque Domingues dos Santos, Vinicius Arantes e Juliana Cristina Gomes, do curso de Sistemas de Informação, do Instituto de Ciências Exatas Aplicadas (ICEA), de João Monlevade, que consiste em uma caixa de remédios inteligente, controlada por um adulto responsável através de um aplicativo, e direcionada para idosos em estado de fragilidade que dependem de medicação rigorosa. Segundo Cayque, a ideia "surgiu de uma disciplina e virou um projeto empreendedor".

"Achei interessante a proposta de fazer com que os jovens desenvolvam esse perfil empreendedor, de buscar soluções de baixo custo que solucionam problemas que ninguém percebe", afirmou Gisele Silveira, mestranda em Engenharia de Materiais e vencedora do segundo lugar com o projeto "MomLight", ao lado de Sara Câmara, graduanda de Engenharia de Controle e Automação, e Bruna Figueiredo, doutoranda em Biotecnologia. A proposta é amenizar o sofrimento de mães que não podem ter contato com seus filhos recém-nascidos por estarem sujeitos a tratamento fototerápico. Além do segundo lugar, o projeto conquistou também o título de o mais votado pela plateia presente ao evento.

empreenda_ganhadores.jpg

Antônio Laia
Alunos do Icea conquistaram o primeiro lugar e vão competir com outras universidades.

EMPREENDA. EM AÇÃO! O Empreenda. Em Ação! é um programa que abrange todo o Estado de Minas Gerais e visa ampliar, promover e disseminar a cultura empreendedora e a geração de novos negócios, através da aceleração de projetos de estudantes, envolvendo 15 das maiores e mais empreendedoras universidades mineiras.

A grande final do Empreenda. Em Ação! acontecerá em julho deste ano, em Ouro Preto, após a realização dos demais eventos regionais.

Veja também

17 Março 2017

Realizado pela UFOP, por meio do Centro de Referência em Incubação de Empresas e Projetos de Ouro Preto (Incultec), o...

Leia mais

5 Abril 2017

"Ser empreendedor na área de tecnologia e inovação é desafiante por si só, e empreender em Ouro Preto é um...

Leia mais

19 Abril 2017

O Programa Empreenda. Em Ação!, idealizado pelo professor Álvaro Rodrigues Pereira Júnior (UFOP), lança edital para selecionar projetos discentes de...

Leia mais

4 Maio 2017

foto_10042017151747.jpg Anliy Sargeant Os estudantes ficaram com o 1º lugar da competição Startup Weekend. A plataforma, intitulada Mittel, tem o...

Leia mais