Ir para o conteúdo

Ex-aluno da UFOP é representante em programa voltado ao empreendedorismo

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
"Ser empreendedor na área de tecnologia e inovação é desafiante por si só, e empreender em Ouro Preto é um desafio ainda maior, afinal, a cidade se destaca na maioria dos casos por causa do turismo". É com esse espírito que o ex-aluno da UFOP, Conrado Carneiro Bicalho, graduado em Ciências da Computação, vai atuar como representante de Ouro Preto no programa Minas Digital, do Governo do Estado.

Para chegar a esta representação, o ex-aluno participou de um treinamento no  Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development (SEED), Ecossistema de desenvolvimento de startups e empreendedorismo, em Belo Horizonte. Isso aconteceu em março passado, ocasião em que foram levantados nomes de pessoas inseridas e engajadas no ambiente de inovação em cidades estratégicas.

No treinamento, os participantes foram instruídos a movimentar o ecossistema de inovação e empreendedorismo em suas cidades de atuação, no caso de Conrado, em Ouro Preto. Essa movimentação será realizada por meio de eventos de startups e inovação, no levantamento de todos os parceiros para que o ecossistema funcione (incubadoras, aceleradoras, instituições públicas e privadas). Fica também sob a responsabilidade dos representantes identificar as iniciativas locais que possam precisar de apoio do governo.
 

conrado2.jpg

Como parte do programa Minas Digital, Conrado participa de treinamento sobre empreendedorismo
 
Para Conrado, a representação da cidade se dá a partir da conexão entre "poder público, iniciativas privadas e eventos de treinamento/incentivo/qualificação" que tenham a finalidade de "desenvolver e fortalecer esse ambiente dentro da cidade, possibilitando que mais pessoas possam empreender e que os projetos passem do período de incubação e se tornem empresas, fortalecendo a economia e gerando empregos e renda pra cidade", completa. Segundo ele, "com competência, dedicação e muito esforço podemos competir com empresas da capital e mantermos a qualidade de vida proporcionada por Ouro Preto", completa.

No caso do ex-aluno, a seleção se deu por indicação do Lemonade, programa de pré-aceleração e investimento em startups. Foi realizada uma entrevista, que buscou saber mais sobre sua atuação no mercado local e quais as iniciativas a serem desenvolvidas. Além de representar Ouro Preto, o treinamento serviu de ponte entre as ações governamentais de inovação e os trabalhadores locais.

EMPREENDEDORISMO - O interesse pelo empreendedorismo veio a partir da disciplina de Ações Empreendedoras, cursada ainda na graduação. Hoje, Conrado possui sua própria empresa, a Usemobile, que desenvolve projetos e aplicativos: "desde então tenho dedicado todos os meus esforços em criar uma empresa consolidada e que se destaque não só no mercado nacional mas internacional também", afirma.

Hoje, o jovem é referência na Universidade pela sua trajetória e pelo seu perfil empreendedor. Na última edição do Empreenda em Ação, Conrado ministrou uma palestra sobre motivação e inovação, relatando também sua experiência na empresa. E seus interesses não param por aí.

Veja também

11 Dezembro 2023

A plataforma Farol Universitário é uma startup fundada pelos alunos Vitor Piagge, do curso de Engenharia de Produção, e Matheus...

Leia mais

24 Outubro 2023

O tema foi abordado no II MeetUp Café, realizado em celebração ao Dia Nacional da Inovação, em 19 de outubro...

Leia mais

9 Outubro 2023

empreendedorismo_feminino_-_destaque.png A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi) disponibilizou um formulário para mapear e conhecer o perfil das mulheres...

Leia mais

3 Agosto 2023

O professor André Luis Silva, do Departamento de Engenharia de Produção, Administração e Economia da UFOP, foi convidado para compor...

Leia mais