skip to content

Start Day revela novos projetos e empreendimentos de diversos cursos da UFOP

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Mylena Gonçalves
A quinta edição do Start Day, evento que viabiliza a apresentação de projetos de estudantes das disciplinas de empreendedorismo ofertadas pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), foi organizada por um time composto pelos alunos participantes do Labor, projeto de extensão multidisciplinar de empreendedorismo que conta com 36 membros. Nesta edição, realizada na quinta (27), participaram alunos da Ciência da Computação, das Engenharia de Computação, de Produção, de Controle e Automação, Mecânica, além dos cursos de Farmácia, Ciência e Tecnologia dos Alimentos, Nutrição, Turismo, Ciências Biológica, Arquitetura e Estatística. 
 
Na disciplina Projeto de Fábrica, os alunos desenvolveram protótipos de fábricas de chocolate que fabricam até três linhas de produtos. Para o estudante Gabriel Oliveira, "o empreendedorismo é importante no curso de Engenharia de Produção, pois possibilita que no fim da graduação os alunos desenvolvam e apliquem uma ideia trabalhada ao longo do curso, adquirindo diversos conhecimentos nesse processo." 

start_day_2.jpg

Mylena Gonçalves
Projetos desenvolvidos na disciplina Projeto de Fábrica
 
Também foram apresentadas outras ideias de empreendimentos comerciais e tecnológicos, a exemplo dos protótipos de ONGs, como o projeto Inserir, que tem a função de capacitar e inserir pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Outro projeto apresentado foi o Rasto, que consiste em uma plataforma de mapas com denúncias de problemas de saúde, educação e infraestrutura urbana, idealizado com base no conceito das smart cities, por meio da parceria dos cursos de Computação e Arquitetura. Já a Sleeve Technologies, também apresentada no evento, é uma empresa desenvolvida por alunos do curso de Engenharia de Computação juntamento com os cursos de Turismo e de Estatística, focada na venda de experiências com a intenção de dar visibilidade aos locais turísticos menores, disponibilizando hotéis, guias e outros serviços relacionados ao turismo, através de um software. 
 
Muitos dos projetos apresentados estão relacionados à alimentação, como o FoodCar, que viabiliza lanches embalados e adaptados para serem transportados e armazenados em veículos. Também foi desenvolvido um protótipo de aplicativo intermediador para que consumidores peçam cerveja aos distribuidores locais. O app mostra informações como o preço, a temperatura e o tempo de trajeto da bebida para que o consumidor possa fazer um comparativo. Deste modo, segundo os proponentes, as distribuidoras teriam uma concorrência mais saudável. 
 

start_day_3.jpg

Mylena Gonçalves
Quinta edição do Start Day
 
Especialistas e profissionais de várias áreas, empresas, fundações e organizações foram convidados a conhecer e participar da avaliação dos projetos. Segundo o professor responsável pelo evento, André Luís Silva, "o Start Day está no momento em que a gente faz um evento e apresenta as propostas dos alunos nos diversos setores, fora e dentro da UFOP. É como uma mostra do que está sendo produzido aqui na Universidade."
 
Confira a matéria completa produzida pela TV UFOP sobre o evento:
 

Veja também

17 Março 2017

Realizado pela UFOP, por meio do Centro de Referência em Incubação de Empresas e Projetos de Ouro Preto (Incultec), o...

Leia mais

5 Abril 2017

"Ser empreendedor na área de tecnologia e inovação é desafiante por si só, e empreender em Ouro Preto é um...

Leia mais

19 Abril 2017

O Programa Empreenda. Em Ação!, idealizado pelo professor Álvaro Rodrigues Pereira Júnior (UFOP), lança edital para selecionar projetos discentes de...

Leia mais

4 Maio 2017

foto_10042017151747.jpg Anliy Sargeant Os estudantes ficaram com o 1º lugar da competição Startup Weekend. A plataforma, intitulada Mittel, tem o...

Leia mais