skip to content

Start Day revela novos projetos e ideias de empreendimentos

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Lívia Ferreira
A 4º edição do Start Day, realizada pelo Centro de Referência de Inovação e Empreendedorismo (Crie), apresentou 34 projetos, sendo quatro projetos industriais e 30 projetos ou ideias de empreendimentos. 

O evento tem como objetivo apresentar protótipos de produtos e modelos de prestação de serviços desenvolvidos nas disciplinas de Empreendedorismo e Ações Empreendedoras ofertadas na UFOP, além de promover interação entre estudantes e profissionais das mais diversas áreas. 

Pluralidade foi a palavra-chave da tarde de quinta (22). Projetos dos mais diversos assuntos, de empreendimentos comerciais até os mais tecnológicos, foram apresentados para o público no hall da Escola de Minas. A oportunidade gerou ideias criativas e promoveu a integração de estudantes de cursos distintos, possibilitando trocas significativas e visões mais plurais sobre as ideias desenvolvidas.

Na UFOP, as disciplinas de empreendedorismo são obrigatórias para os cursos de Ciência da Computação e Ciência e Tecnologia de Alimentos, porém, estudantes de quase todos os cursos podem cursá-las como matérias eletivas. 

A participação no Start Day vale nota no semestre letivo para os estudantes das disciplinas. Especialistas e profissionais de diversas áreas foram convidados a auxiliar na avaliação dos projetos. De acordo com um dos avaliadores, Luís Paulo Nascimento, analista técnico do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), "a nota é simbólica, pelo que entendemos que os alunos aprenderam nas disciplinas. O mais importante é a percepção e o incentivo para esses alunos de que eles podem abrir suas próprias empresas quando saírem daqui, com ideias que desenvolveram na Universidade".
 

06872_start_day_3_6807856321220719185.jpg

Lívia Ferreira
4ª edição do Start Day
 
 
 
Neste ano, a Universidade firmou parceira com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), e os estudantes de Aprendizagem Industrial do Senai de Mariana/MG tiveram a possibilidade de conhecer os projetos dos alunos da UFOP. 

De acordo com o instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Junio Henrique, como os estudantes do Senai estão na faixa etária de 16 a 24 anos, começando a ingressar no mercado de trabalho, a área de empreendedorismo, para eles, é muito importante. "Hoje o mercado de trabalho não quer pessoas que só fazem determinados serviços, mas pessoas que tenham uma visão maior de crescimento", analisa.

CRIE - O Centro de Referência em Inovação e Empreendedorismo foi fundado em 2016, nas atividades do Departamento de Engenharia de Produção (Depro) da Escola de Minas. O Centro é um laboratório destinado a incentivar projetos de inovação e empreendedorismo de estudantes e professores da Universidade. 

Veja também

17 Março 2017

Realizado pela UFOP, por meio do Centro de Referência em Incubação de Empresas e Projetos de Ouro Preto (Incultec), o...

Leia mais

5 Abril 2017

"Ser empreendedor na área de tecnologia e inovação é desafiante por si só, e empreender em Ouro Preto é um...

Leia mais

19 Abril 2017

O Programa Empreenda. Em Ação!, idealizado pelo professor Álvaro Rodrigues Pereira Júnior (UFOP), lança edital para selecionar projetos discentes de...

Leia mais

4 Maio 2017

foto_10042017151747.jpg Anliy Sargeant Os estudantes ficaram com o 1º lugar da competição Startup Weekend. A plataforma, intitulada Mittel, tem o...

Leia mais