Criado por Giulia Pereira em qui, 22/11/2018 - 17:55 | Editado por Patrícia Pereira há 6 anos.
O evento tem como objetivo apresentar protótipos de produtos e modelos de prestação de serviços desenvolvidos nas disciplinas de Empreendedorismo e Ações Empreendedoras ofertadas na UFOP, além de promover interação entre estudantes e profissionais das mais diversas áreas.
Pluralidade foi a palavra-chave da tarde de quinta (22). Projetos dos mais diversos assuntos, de empreendimentos comerciais até os mais tecnológicos, foram apresentados para o público no hall da Escola de Minas. A oportunidade gerou ideias criativas e promoveu a integração de estudantes de cursos distintos, possibilitando trocas significativas e visões mais plurais sobre as ideias desenvolvidas.
Na UFOP, as disciplinas de empreendedorismo são obrigatórias para os cursos de Ciência da Computação e Ciência e Tecnologia de Alimentos, porém, estudantes de quase todos os cursos podem cursá-las como matérias eletivas.
A participação no Start Day vale nota no semestre letivo para os estudantes das disciplinas. Especialistas e profissionais de diversas áreas foram convidados a auxiliar na avaliação dos projetos. De acordo com um dos avaliadores, Luís Paulo Nascimento, analista técnico do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), "a nota é simbólica, pelo que entendemos que os alunos aprenderam nas disciplinas. O mais importante é a percepção e o incentivo para esses alunos de que eles podem abrir suas próprias empresas quando saírem daqui, com ideias que desenvolveram na Universidade".
06872_start_day_3_6807856321220719185.jpg
De acordo com o instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Junio Henrique, como os estudantes do Senai estão na faixa etária de 16 a 24 anos, começando a ingressar no mercado de trabalho, a área de empreendedorismo, para eles, é muito importante. "Hoje o mercado de trabalho não quer pessoas que só fazem determinados serviços, mas pessoas que tenham uma visão maior de crescimento", analisa.
CRIE - O Centro de Referência em Inovação e Empreendedorismo foi fundado em 2016, nas atividades do Departamento de Engenharia de Produção (Depro) da Escola de Minas. O Centro é um laboratório destinado a incentivar projetos de inovação e empreendedorismo de estudantes e professores da Universidade.