Ir para o conteúdo

Curso de Especialização da Escola da Bacia do Rio Doce realiza segunda etapa presencial

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Divulgação
Curso Escola Bacia do Rio Doce
O curso é vinculado ao Programa Escola da Bacia do Rio Doce (Pebrid) e desenvolvido em parceria com o Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) da UFOP, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Fundação Renova. O objetivo é promover a formação continuada de professores da rede pública de 36 municípios atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão. As aulas presenciais desta segunda etapa aconteceram entre os dias 25 e 29 de julho, no Centro de Convenções Topázio Imperial, do Hotel Sesc de Ouro Preto. 
 
O foco desta etapa, chamada "Tempo Universidade", é a especialização desses profissionais, que atuam em 616 escolas, para o desenvolvimento e atuação prática em projetos político-pedagógicos que abordem a temática do rompimento da barragem. O ponto central foi verificar se e como as escolas tratam desse tema com os estudantes e auxiliar nesse processo.
 
Os professores do ICHS Marcelo Loures e Paula Rodrigues são, respectivamente, diretor do Pebrid e coordenadora da especialização. Ambos pontuaram que a grande contribuição desse momento do curso tem sido a articulação junto às escolas. "O saldo de agora tem sido o fortalecimento e o empoderamento dos professores na mobilização de um projeto político-pedagógico com as escolas", enfatizou Marcelo. 
 

img_1093.jpg

Divulgação
Cursistas da Escola Bacia do Rio Doce
Cursistas da Escola Bacia do Rio Doce
 
A cursista Ariane da Silva Cruz, professora de História na Escola Municipal Secundino Cipriano da Silva e na Escola Estadual Maria de Castro Paiva, em Aimorés, relatou que a experiência tem sido positiva: "levar para a sala de aula a discussão sobre o rompimento significa entender que o Rio Doce é o nosso patrimônio cultural". Ela ressaltou ainda a importância da atividade para ela e para os alunos compreenderem a situação ocasionada pela mineração na região, pois todos dependem do rio que foi atingido.
 
A primeira etapa presencial do curso, que é híbrido, ocorreu de janeiro a julho, e o encontro de agora marca o início da segunda etapa. Ao todo, serão quatro encontros presenciais, com os dois próximos previstos para janeiro e julho de 2025.

Veja também

10 Novembro 2023

A revista Curinga, produto da disciplina de Laboratório Integrado II do curso de Jornalismo da UFOP, está em busca de...

Leia mais

31 Outubro 2023

No encontro, foram realizadas atividades variadas de matemática, como oficinas utilizando o programa GeoGebra nos laboratórios de informática do Departamento...

Leia mais

30 Outubro 2023

Nesta terça-feira (31), às 19h, no campus de Ouro Preto do IFMG, o professor e jornalista Éverlan Stutz ministra o...

Leia mais

24 Outubro 2023

Em parceria com a plataforma Quero Educação, o Estadão realiza anualmente uma avaliação das Instituições de Ensino Superior cadastradas no...

Leia mais