O XVIII Encontro Didático Científico de Medicina, nos seus três dias, abriu espaço para os alunos do curso divulgarem os trabalhos desenvolvidos em disciplinas, projetos de pesquisa e extensão, inclusive pesquisas que envolvem a aplicação da medicina em Ouro Preto e projetos com o envolvimento da comunidade. O evento contou com a participação dos alunos desde o 1º até o 6º período.
Segundo a estudante do 1º período, Mariana Manganelli, é necessário "dar o retorno que um aluno de uma universidade federal tem que dar para a população, de devolver o que nós aprendemos e poder usar a nossa profissão e conhecimento adquirido, ao longo desses seis anos, de forma aplicada". Já para a aluna do 1º período, Carla Ferreira, o encontro é importante para ligar o conhecimento adquirido às questões sociais, além de eles poderem "ter contato com esse ambiente de pesquisa científica que, às vezes, não temos no dia a dia e na prática médica", afirma.
A professora organizadora do evento, Adriana Figueiredo, ressalta o valor de "interagir diretamente com a comunidade, com os profissionais de saúde. Isso também faz parte de uma diretriz curricular nacional que é, desde o início, um processo de problematização integrado à comunidade e aos serviços. É também uma forma de compartilhar conhecimento e interagir acadêmicos dos vários períodos entre si e com professores de outras instituições e da rede de serviços [de Ouro Preto]", assinala.