Ir para o conteúdo

Festival de História encerra sua passagem por Mariana

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Grazzy Maria
O Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) recebeu na quinta-feira (13) o Festival de História, que na edição de 2023 trouxe o tema: "Histórias para não esquecer". Durante todo o dia, ocorreram mesas de debate sobre temas relacionados aos 200 anos da Independência e aos desafios do presente. A mesa "A história pelas lentes do jornalista e do historiador", mediada pelo poeta e professor da UFOP José Benedito Donadon, contou com a participação do professor do Departamento de História (Dehis) e presidente da Associação Nacional de História (Anpuh), Valdei Lopes de Araújo, e do jornalista, biógrafo e escritor marianense Fernando Morais.
 
Valdei trouxe uma discussão a respeito da vulnerabilidade da democracia e do papel dos historiadores e jornalistas, profissões que, para o professor, contribuem para orientar as pessoas. "A tarefa fundamental do jornalismo e da historiografia é orientar as sociedades a tomar boas decisões. É responder à velha e constante pergunta: Onde estamos e para onde devemos ir? E quais as melhores formas de chegar a esse ponto?". Mas o professor acrescentou que esse modelo de jornalismo e historiografia está "fracassado, por uma nova crise de mídia", em que a internet, que surgiu como fonte de melhorias e avanços, tem proporcionado a disseminação de informações falsas, e a cultura ocidental tem legitimado a "desinformação como informação".


img_1271.jpg

Grazzy Maria
Jornalista Fernando Morais debate sobre jornalismo

Em uma de suas falas acerca da atuação do jornalista, Fernando Morais criticou a grande imprensa. "O jornalismo está a serviço dos interesses e da ideologia de quem paga as contas no final do mês", pontuou. O jornalista acrescentou que as emissoras de TV e rádio deveriam ser de propriedade social, pois na teoria estão a serviço do povo. "Rádio, televisão e internet não podem ser propriedade sua, é nossa! A Constituição diz que o concessionário de rede de rádio e TV não pode ter mandato eleitoral". No entanto, lembra Morais, a Constituição não é respeitada no Brasil, visto que a grande imprensa se encontra nas mãos de poucas famílias, inclusive de políticos, que transmitem a seus parentes a posse dos negócios e as concessões públicas.

O marianense também se mostrou emocionado por retornar e revelou seu desejo de voltar a morar na cidade. Fernando falou ainda sobre o incentivo que recebeu de seu falecido amigo Roque Camêllo, ex-prefeito de Mariana, para criar um espaço, a Casa de Mariana, que pudesse abrigar seus trabalhos, a fim de que não se perdessem. "Foi Roque que teve a ideia inicial de que tudo que eu havia acumulado na minha vida em termos materiais, como livros e entrevistas, se transformasse em um centro de memórias".  
 
O encontro encerrou a passagem do Festival de História por Mariana. Mas a programação segue para a cidade de Ouro Preto, com exposição na praça Tiradentes, aulões, mesas de debate e show com a banda Macondos.


Confira a programação.

 

Veja também

10 Novembro 2023

A revista Curinga, produto da disciplina de Laboratório Integrado II do curso de Jornalismo da UFOP, está em busca de...

Leia mais

31 Outubro 2023

No encontro, foram realizadas atividades variadas de matemática, como oficinas utilizando o programa GeoGebra nos laboratórios de informática do Departamento...

Leia mais

30 Outubro 2023

Nesta terça-feira (31), às 19h, no campus de Ouro Preto do IFMG, o professor e jornalista Éverlan Stutz ministra o...

Leia mais

24 Outubro 2023

Em parceria com a plataforma Quero Educação, o Estadão realiza anualmente uma avaliação das Instituições de Ensino Superior cadastradas no...

Leia mais