Ir para o conteúdo

Livro busca apresentar vida marinha a crianças e jovens

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

Por meio de uma linguagem lúdica e de ilustrações, o livro "Quantas estrelas existem no mar?" tem a proposta de apresentar a vida marinha a crianças e jovens. A obra é de autoria da coordenadora-chefe de Planos de Ação para Espécies Ameaçadas de Extinção do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Ana Paula Prates, e da professora do Departamento de Biologia da UFOP, Eneida Eskinazi Sant’Anna.

Além de trazer informações sobre a biodiversidade do ecossistema marinho, a obra, lançada em abril, aborda a poluição dos mares e o crime ambiental causado pelo rompimento da Barragem de Fundão, da mineradora Samarco, mostrando como a lama afetou a vida marinha e o aquecimento global.

Segundo Eneida, os primeiros textos do livro apresentam a conexão entre as pessoas e o ambiente marinho. “Você pode estar longe dele [ambiente marinho], mas na hora que você respira, esse ar que entra no seu pulmão foi produzido por milhões de microalgas que estão lá no ambiente marinho”, destaca. Como forma de encantar crianças e jovens, o livro apresenta um tópico sobre o sotaque das baleias. “Alguns grupos tem uma melodia muito característica daquela região. Então é como se ela tivesse desenvolvido um sotaque. Isso existe para facilitar o reconhecimento do seu vizinho, do seu primo”, explica Eneida. Também há um tópico chamado “Por que os tubarões gostam de morder os pernambucanos?”, principalmente para informar sobre os ataques de tubarões no Estado.

Para Eneida, a relevância do livro é “muito grande, porque ele é uma tentativa de tradução da linguagem científica, que muitas vezes é inacessível". "Mas ela [linguagem científica] é importantíssima, porque se a gente não desperta esse interesse pela ciência muito cedo, a gente perde pessoas que no futuro poderiam vir a trabalhar para a conservação desses ambientes. Então, se a pessoa teve acesso a isso, eu acho que no futuro ela vai ser uma pessoa com uma sensibilidade maior para essas questões de meio ambiente", comenta a autora.

A Prof.ª Eneida, juntamente com o Prof. Francisco Wagner Araújo Moreira e com alunos da Universidade, escreveu também o livro infanto-juvenil “Zooplâncton: que bicho é esse?”. Em breve, Eneida lançará seu terceiro livro, voltado especialmente para o público infantil. 

O "Quantas estrelas existem no mar?" pode ser adquirido pelo site do Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB). “Toda renda do livro é revertida para o IEB, como forma de alavancar esse tipo de produção”, ressalta Eneida.

Veja também

2 Outubro 2024

A classificação da UFOP em 85° lugar no ranking foi obtida através da análise da banca avaliadora, considerando o histórico...

Leia mais

17 Setembro 2024

O Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior e Tecnológico (CIM) teve sua abertura oficial na manhã da última...

Leia mais

30 Julho 2024

O curso é vinculado ao Programa Escola da Bacia do Rio Doce (Pebrid) e desenvolvido em parceria com o Instituto...

Leia mais

10 Novembro 2023

A revista Curinga, produto da disciplina de Laboratório Integrado II do curso de Jornalismo da UFOP, está em busca de...

Leia mais