A classificação da UFOP em 85° lugar no ranking foi obtida através da análise da banca avaliadora, considerando o histórico da Universidade, a formação dos professores, os embasamentos teóricos, os objetivos e os impactos sociais da proposta que foi apresentada. O resultado do edital significa que a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) reconhece e legitima um movimento coletivo de professores em prol dos estudantes, como é o caso do Programa Nacional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid).
Publicada na semana passada, a resolução representa uma premiação dupla para a UFOP, tanto para os alunos em exercício na iniciação à docência quanto para os professores dos cursos de licenciatura.
O pró-reitor de Graduação em exercício, Clézio Roberto Gonçalves, menciona que o reconhecimento do projeto institucional da UFOP exprime o êxito da necessária articulação junto à comunidade externa. "É aquilo que sempre acreditamos ser um dos papéis da universidade pública: contribuir com o crescimento e a formação das pessoas que moram nas cidades em que estamos inseridos", afirma.
Segundo a coordenadora geral do Pidid na UFOP, a professor Cristina Maia, 13 cursos enviaram seus subprojetos para avaliação, os quais foram somados ao projeto institucional, resultando na classificação da UFOP.
PIBID - O Programa Nacional de Bolsa de Iniciação à Docência tem como objetivo proporcionar a inserção dos estudantes dos cursos de licenciatura no cotidiano das escolas públicas de educação básica. Além disso, busca contribuir para o aperfeiçoamento da formação de professores em nível superior e para a melhoria da qualidade da educação básica e pública.