Criado por Pedro Vieira em sex, 16/06/2023 - 17:45 | Editado por Lígia Souza há 9 meses.
O Bloomsday é uma data celebrada internacionalmente no dia 16 de junho. A comemoração vem do clássico "Ulysses", de James Joyce, que adapta a Odisseia de Homero e a transforma na história do personagem Leopold Bloom, em um trajeto de 18 horas no dia 16 de junho de 1904. Na UFOP, o evento contou com a inauguração oficial do mural inspirado no episódio "O gado do sol", presente na obra de Joyce.
O evento trouxe à tona a valorização da literatura como direito essencial e a importância do letramento intercultural. A celebração foi organizada pelas professoras do Departamento de Letras (Delet) Maria Rita Drumond e Larissa Ceres Lagos.
img_2754.jpg
A pró-reitora adjunta de Extensão, Vanderlice dos Santos, salientou a importância da cerimônia: "Os profissionais dessa área se beneficiam enormemente com esse evento, tendo em vista a oportunidade de letramento intercultural". Vanderlice também enfatizou o papel da UFOP na ação, tendo em vista o Plano de Cultura da Universidade. “Nele consta um importante investimento na cultura, cultura essa baseada na dimensão simbólica”.
Convidado para a comemoração, o embaixador da Irlanda no Brasil, Seán Hoy, mencionou o impacto do investimento em educação como um meio para a estruturação e elevação de um país. "Quando temos várias oportunidades de visitar outras universidades, agregamos conhecimento aos nossos alunos e, consequentemente, ao nosso país".
Também participaram do evento o diretor do ICHS, Mateus Pereira, e o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras (Posletras), Alexandre Agnolon.
MURAL – O mural inaugurado foi o vencedor de um concurso realizado em 2022, ano do centenário da publicação de "Ulysses". A ação envolveu universidades de todo o País.
A idealizadora da arte, Mariana Silva, ex-aluna de Letras da UFOP, aproveitou para apresentar suas inspirações trazidas do modernismo brasileiro, em especial da pintora Tarsila do Amaral, em cuja obra buscou referências de cores, personagens e paisagens para pensar na pintura. A graduada em Letras menciona a felicidade na execução do projeto. "É muito representativo, não só pelo desenho e pelo sentido que é o nosso episódio na UFOP, mas pelo fato de ter a nossa marca na Universidade, especialmente em Mariana".
img_2776.jpg
O responsável por colocar as ideias de Mariana na parede foi o artista Bruno Felipe, que é ex-aluno do curso de Jornalismo da UFOP. Ele ressaltou a importância da arte para o cenário acadêmico e urbano. "Trata-se de um trabalho de abertura para as artes, não só no campus, como também na cidade. A gente do movimento hip-hop, principalmente do grafite, luta há muito tempo para o crescimento do movimento aqui em Mariana e em Ouro Preto. A UFOP ter dado essa abertura para nós sinaliza o compromisso da Universidade com as artes e com a cultura local".
17h - Clube de Leitura Banidos sobre Ulysses, na Livraria Outras Palavras, em Ouro Preto.
19h - Performance de cena sobre "Ulysses", no Anexo do Museu da Inconfidência, em Ouro Preto.
embaixador.jpg