O projeto de extensão "Ouvidoria Feminina", vinculado ao Núcleo de Direitos Humanos da UFOP e a Ouvidoria institucionalizada, com cargos para mulheres, foram homenageados pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) pelo acolhimento dado às mulheres vítimas de violência de gênero.
A homenagem aconteceu em audiência pública da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da ALMG, quando foi discutida a intenção de criação de ouvidorias femininas, semelhantes à da UFOP, na Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e na Fundação João Pinheiro.
O projeto é coordenado pela professora Natália de Souza Lisboa, do Departamento de Direito (Dedir). Ela explica que o reconhecimento do projeto "demonstra o trabalho exemplar que está sendo feito aqui contra a violência de gênero e o assédio na comunidade acadêmica". A professora também ressaltou a importância do evento, que, ao proporcionar esse reconhecimento externo, "fortaleceu os projetos internamente, que é onde são enfrentados os maiores desafios para execução".