Ir para o conteúdo

5º Fórum de Sustentabilidade das Cidades Históricas encerra atividades com nova carta-manifesto

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
A edição 2020 do Fórum de Sustentabilidade das Cidades Históricas de Minas Gerais foi realizada on-line, pelo canal no YouTube. Na última quinta (24), foi publicada a carta-manifesto desta 5ª edição do Fórum, com o propósito de difundir políticas públicas nas áreas de urbanismo, cultura, turismo, trabalho e renda. Durante o evento, representantes da UFOP participaram de atividades em prol da Agenda 2030 nas comemorações dos 75 anos da ONU.
 
O Fórum é realizado por meio de dois encontros anuais. O primeiro acontece no mês de julho, em Ouro Preto. O segundo é itinerante e acontece em um dos 31 municípios históricos. Nesses encontros são apresentados casos de sucesso envolvendo questões ambientais, socioculturais e econômicas no âmbito da gestão municipal das cidades envolvidas. No final de cada edição é redigida uma carta-manifesto com propostas de melhorias nas políticas públicas, observando os preceitos do desenvolvimento sustentável indicados pelos 17 objetivos do desenvolvimento sustentável da agenda 2030. 
 
O professor do curso de Engenharia Urbana da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e coordenador do Fórum de Sustentabilidade, Paulo Vieira, ressalta a importância do projeto para os estudantes e a sociedade em geral. "Além da contribuição social da Universidade para as cidades históricas através da capacitação e dos auxílios de políticas públicas mais sustentáveis, o Fórum também é importante para a formação prática dos estudantes, por ser uma oportunidade de eles terem uma visão prática, realista e mais humanista". 
 
O Fórum de Sustentabilidade das Cidades Históricas de Minas Gerais teve início em 2018, a partir de uma parceria da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais (ACHMG) com o Departamento de Engenharia Urbana (Deurb) e a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UFOP. A primeira edição aconteceu durante o Festival de Inverno de 2018. A proposta é contribuir com a formulação e o fortalecimento de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável e debater a resiliência das cidades históricas do estado. 
 
O evento também estimula o envolvimento da sociedade civil organizada por meio de capacitações oferecidas na forma de minicursos, oficinas e painéis de debate em diversas áreas de conhecimento.
 
Acesse o site do Fórum e acompanhe também pelo Instagram

 

Veja também

20 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) publica o resultado preliminar do edital de solicitação de bolsas para as ações...

Leia mais

19 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) torna público o resultado final da seleção de propostas culturais que vão compor...

Leia mais

5 Março 2024

Produzido pelo Centro de Extensão e Cultura de Mariana (Cemar), o "Caderno Cemar" tem como objetivo divulgar as ações de...

Leia mais

1 Março 2024

A Central de Empresas Juniores (CEJ) da UFOP oferta um novo curso virtual, o "CEJ Informa". O objetivo é capacitar...

Leia mais