O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) participou de uma reunião do Ministério da Igualdade Racial (MIR) com as organizações dos Movimentos Negros da Região Sudeste. O encontro aconteceu de forma remota, na última quarta (5). O Neabi foi representado pelo coordenador e professor Clézio Roberto Gonçalves. O objetivo da reunião foi abordar as demandas sociais propostas pela sociedade e debater as medidas já tomadas pelo Ministério.
A reunião contou com a participação da ministra de Estado, Anielle Franco, e das secretarias do Ministério. Na ocasião, foram feitos levantamentos das ações implementadas nos primeiros seis meses de governo e também a apresentação, por parte dos representantes das organizações presentes, de demandas e sugestões de ações e políticas a serem avaliadas e implementadas pelo MIR nos próximos meses.
Segundo Clézio, "participar da reunião, representando o Neabi, foi, além de um momento histórico para os Movimentos Negros da Região Sudeste, uma oportunidade singular para conhecer os principais resultados do trabalho do Ministério no 1º semestre de gestão, além de pactuar a estratégia de mobilização da sociedade para campanha de votação que garanta prioridade ao tema da igualdade racial no Plano Plurianual Participativo, obter informações sobre os processos de participação social no âmbito do Ministério e compartilhar as ações do Neabi na UFOP e região, em uma reunião em que estavam presentes várias entidades da região Sudeste, além de poder ouvir e ser ouvido por diversas secretarias do Ministério, como a Secretaria de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, a Secretaria de Políticas para Quilombolas, Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana, Povos de Terreiros e Ciganos e a Diretoria de Combate ao Racismo".