A Pró-reitoria de Extensão (Proex), a Chefia de Gabinete e a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propp) informam que os pesquisadores da UFOP com título de doutor e interessados na temática da recuperação socioambiental do Rio Doce estão habilitados a participar da chamada CAPES-FAPEMIG-FAPES-CNPq-ANA de Apoio a Redes de Pesquisa para Recuperação da Bacia do Rio Doce. A data limite para a submissão da propostas é na segunda (20).
A resolução prevê recursos globais de mais de R$11 milhões. Embora a chamada estabeleça que o coordenador geral deva estar vinculado a programas de pós-graduação com nota igual ou superior a 5 na Capes (com exceção daqueles localizados no Espírito Santo, que devem ter nota igual ou superior a 4), a chamada permite a indicação de um coordenador, com título de doutor, de cada instituição colaboradora da Rede. Esse coordenador ficará responsável pela coordenação operacional do projeto no âmbito de sua instituição, devendo articular-se com o coordenador geral.
Nesse sentido, todos os docentes com título de doutor da UFOP, mesmo que não participem de programas de pós-graduação com nota igual ou superior a 5, poderão integrar a proposta de outros docentes, mesmo daqueles localizados em outras instituições. Dada a localização estratégica da UFOP para conduzir pesquisas sobre a recuperação socioambiental no Rio Doce, diversas instituições estão interessadas em colaborar com a Universidade. A UFES e a UFMG, recentemente, enviaram representantes à UFOP para manifestar tal interesse.
Os interessados em firmar colaborações de pesquisa podem entrar em contato com as coordenações dos programas de pós-graduação, com nota igual ou superior a 5 (ou 4 no caso do ES), manifestando interesse em contribuir.
Para mais informações, acesse o
link.