O pró-reitor adjunto de Graduação e coordenador-geral do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi), professor Clézio Gonçalves, vai participar da aula inaugural e reunião com os futuros gestores do curso de extensão "Formação para Docência e Gestão em Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola". O encontro acontece nesta quinta-feira (5), no Campus Santo Antônio da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ).
Realizado pela Diretoria de Políticas de Educação Étnico-Racial e Educação Escolar Quilombola da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), do Ministério da Educação, pela Diretoria de Educação a Distância da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e pela Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ), o curso visa fomentar o letramento racial de profissionais que atuam na Educação Básica, além de promover o desenvolvimento de conhecimentos, saberes e práticas pedagógicas que valorizem tradições, culturas e línguas ancestrais ligadas à presença negra e quilombola.
O início das aulas está previsto para março de 2025. O curso tem carga horária total de 120 horas e será oferecido inteiramente a distância, com tutorias online e encontros síncronos para troca de experiências entre os cursistas. A oferta inicial é de 150 mil vagas.
A proposta central da iniciativa é não só ampliar o repertório pedagógico de professores e gestores, mas também contribuir para que eles se tornem agentes transformadores na luta contra o racismo e na promoção da diversidade nas salas de aula.