Ir para o conteúdo

Conheça o Núcleo Vertentes, representante das empresas juniores da UFOP

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
 
Hoje, tem início no site da UFOP uma série de matérias que abordam a diversidade de áreas e de projetos que envolvem as empresas juniores, relacionadas com os cursos de graduação da UFOP. Toda segunda-feira você conhecerá melhor uma empresa júnior e um dos projetos que ela desenvolve. A série começa com um conteúdo sobre a organização regional que envolve as EJs.
 
O Núcleo Vertentes nasceu do processo de regionalização realizado pela Federação de Empresas Juniores do Estado de Minas Gerais (Fejemg). Até o final de 2019, o Movimento Empresa Júnior (MEJ) de Minas Gerais se organizava por unidades institucionais, em que cada uma representava as empresas juniores (EJs) de sua instituição.
 
Na UFOP, este papel era desempenhado pelo Core. Entretanto, no início de 2020 houve a adoção de um modelo regional para a rede, em que todas as unidades institucionais que formavam o MEJ na região Vertentes — que engloba 116 cidades —, representadas pelo Core da UFOP e pela Central de Empresas Juniores (Cenje) da Universidade Federal de São João Del-Rei, se fundiram para formar o Núcleo Vertentes.
 
O papel do Núcleo é representar e desenvolver o Movimento Empresa Júnior nas regiões de Ouro Preto, Mariana, Ouro Branco, Conselheiro Lafaiete, Barbacena, entre outras cidades. Isso é feito por meio do suporte dado às empresas juniores e ao MEJ aspirante, que são iniciativas de criação de EJs ou EJs não filiadas. O apoio é dado em reuniões de acompanhamento, suporte em momentos de dificuldades financeiras, entre outros. 
 
De acordo com Paôla Bárbara, aluna do curso de Direito da UFOP e coordenadora de relacionamento institucional do Núcleo Vertentes, "o Núcleo funciona como um elo que mantém a rede de empresas juniores integradas e conectadas, tanto entre si quanto com o planejamento estratégico e com as demais instâncias do MEJ".
 
O Núcleo Vertentes atua por meio do desenvolvimento de produtos ou projetos. Reuniões regionais e eventos são realizados com o objetivo de desenvolver e conectar a rede. Nos eventos são oferecidas palestras e cursos de capacitação, além de programas de aceleração, que envolvem ações que dão suporte e orientação ao MEJ aspirante. 
 
O grupo é formado pela Diretoria de Expansão, focada em dar apoio às iniciativas de criação de empresas juniores e ao MEJ não filiado ao núcleo, por meio de programas de fomento e filiação, reuniões de orientação, apresentação, alinhamento, entre outros; pelo apoio da Diretoria de Desenvolvimento, que acompanha e estimula os resultados, dando suporte na solução de desafios das EJs; e pela Diretoria de Comunicação, responsável pelas informações da rede sobre os produtos — como eventos, programas e campanhas — e sobre o Movimento de forma geral, além do cuidado com o engajamento e a conexão com as EJs.
 
"Todas essas ações são apenas parte do trabalho, que envolve muitos outros aspectos, e, apesar de haver essa divisão por diretorias, todas as outras, como a diretoria da presidência, vice-presidência e seus respectivos membros do Núcleo Vertentes, trabalham com o propósito de desenvolver a rede e expandir o MEJ", analisa Paôla.
 
MEJ - O Movimento Empresa Júnior é uma iniciativa de alunos das instituições de ensino superior, com o objetivo de aprender na prática o que é ensinado em sala de aula. O movimento está presente em mais de 220 instituições de ensino superior, com mais de 1.100 empresas juniores.
 
EMPRESA JÚNIOR - Uma EJ é uma associação civil sem fins lucrativos que surge dentro de uma instituição de ensino superior. Nela, os estudantes executam projetos reais para clientes reais dentro de sua área-fim, assim como fazem a gestão da empresa como um todo, sendo responsáveis por toda a performance da EJ. Todo o lucro obtido pela venda de projetos é reinvestido na própria empresa e na formação dos seus membros. 
 
Na UFOP existem cerca de 20 empresas juniores, que são projetos de extensão da Universidade que possibilitam a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula por meio da vivência empresarial.

Veja também

3 Abril 2024

A 2ª Semana de Integração da Administração Pública recebeu aula magna do deputado federal de Minas Gerais Patrus Ananias, em...

Leia mais

1 Abril 2024

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da UFOP realiza encontros com os calouros do 24.1. O aluno deve escolher o melhor...

Leia mais

1 Março 2024

No próximo semestre (2024.1), o Departamento de Ciências Sociais (Decso) irá ofertar a disciplina Seminários Temáticos em Ciências Sociais (CSO014),...

Leia mais

29 Fevereiro 2024

vagas_residuais_2024-1_-_destaque.png Os candidatos convocados deverão encaminhar a documentação necessária, via formulário eletrônico, dentro do período de 4 a 6 de...

Leia mais