
Criado por Patrícia Pereira em seg, 28/07/2025 - 15:13 | Editado por Regiane Barbosa há 4 meses.
São ofertadas 2.078 vagas distribuídas entre cursos presenciais de graduação nos três campi da UFOP: Ouro Preto, Mariana e João Monlevade. Há cursos de turno integral (vespertino e noturno ou matutino e vespertino) e cursos de turno único (matutino, vespertino ou noturno).
São quatro as modalidades de ocupação neste processo seletivo:
REINGRESSO - para quem estudou na UFOP e foi desligado ou cancelou a matrícula por iniciativa própria e ainda tem tempo hábil para a colação de grau no curso.
TRANSFERÊNCIA - para quem estuda em instituição brasileira de ensino superior (da rede pública ou da rede privada) e deseja ingressar na UFOP. O edital relaciona os cursos/áreas de procedência e os percentuais de carga horária integralizada para fins de inscrição e classificação dos candidatos. Alguns cursos aceitarão estudantes que estejam iniciando o ensino superior (graduação ou tecnólogo) mesmo sem terem concluído o primeiro período no curso de origem. Veja o Anexo II do edital.
OBTENÇÃO DE NOVO TÍTULO - para quem já colou grau no ensino superior (graduação ou tecnólogo) e deseja cursar uma graduação na UFOP. A maioria dos cursos tem vagas para essa modalidade de ocupação.
REOPÇÃO DE CURSO - para quem já está estudando na graduação da UFOP e deseja se transferir internamente para outro curso. Os interessados precisarão já ter concluído, no mínimo, o primeiro período do curso de origem. O edital estabelece as condições para a candidatura.
As inscrições para as vagas de transferência e obtenção de novo título podem ser realizadas até segunda-feira (4), pelo formulário disponibilizado na página da Prograd.
Os interessados pelas vagas de reingresso e reopção de curso devem protocolar requerimento no Portal minhaUFOP no mesmo prazo (até 4 de agosto).
Acesse o edital e acompanhe as informações e o cronograma do processo seletivo no site da Prograd.
Os estudantes aprovados vão ingressar no 2º semestre letivo de 2025, com início das aulas em 6 de outubro.



Ouvidoria




