Ir para o conteúdo

Produções do curso de Jornalismo são premiadas no Expocom Sudeste

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Print YouTube
 O Jornal Lampião e a Revista Curinga, produtos do curso de Jornalismo da UFOP, foram premiados na Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom), organizada pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). 
 
As edições 34 e 35 do Jornal Lampião foram premiadas na categoria Jornal Laboratório-Impresso. O estudante Matheus Augusto, editor-chefe da edição 34, representou o Jornal Lampião na premiação, realizada na última sexta (16). Matheus acredita que as produções são uma forma de mostrar o que a universidade pública produz. "Essa premiação não é só um título, mas a celebração de um trabalho feito com muita união, carinho, dedicação e, principalmente, respeito com o lugar que ocupamos em uma universidade pública de excelência. O curso de Jornalismo da UFOP é exemplo há muitos anos, e o prêmio é, de fato, a reafirmação da sua qualidade". 
 
O Lampião é produzido desde 2011. É estruturado pelos estudantes do curso e supervisionado por professores de planejamento visual, fotografia e redação jornalística. O jornal é direcionado principalmente ao público leitor de Mariana e Ouro Preto, onde circula a edição impressa. Para Matheus, o Lampião ganha importância no atual contexto. "As edições [premiadas] foram construídas em 2019, ano em que o país entrava num período nebuloso e perverso que colocou o ensino e a universidade pública em descrédito. A nossa principal preocupação era fazer com que o laboratório integrado não fosse só mais uma disciplina", afirma. 
 
CURINGA - Produzida também desde 2011 por alunos, sob orientação de professores de texto/redação, planejamento visual e fotografia, a revista é composta pelas editorias "Eu no mundo", "Travessia" e "O mundo em mim"e já teve duas edições premiadas, as de número 27 e 28. A aluna Yasmin Winter, editora-chefe e representante da revista na premiação, reforça que "em um momento de ataques fortes à educação, às universidades públicas e à pesquisa, principalmente nas ciências humanas e sociais aplicadas, ver que fizemos um projeto que foi considerado o melhor do Sudeste é uma chama de esperança". 
 
Os dois produtos já foram premiados em outras edições da Expocom. A Curinga foi eleita a melhor revista-laboratório na etapa regional em 2012 e 2015, com o projeto editorial nomeado "dual-reflexivo". A partir da edição 25, passou a ser produzida no formato dossiê, sendo premiada nas etapas regional e nacional com a edição 26, em 2019. Para Yasmin, a premiação "é um incentivo para as próximas turmas que vão produzir a Curinga. Ter sido premiada novamente mostra o bom trabalho". O Jornal Lampião também recebeu prêmios de melhor jornal-laboratório impresso na etapa nacional em 2012, 2014, 2019 e na regional em 2020. 
 
VERBALIZE! - Além das produções laboratoriais, a empresa júnior Verbalize! foi premiada na categoria Agência Júnior de Jornalismo, com o trabalho "Conscientização sobre câncer de mama no distrito de Monsenhor Horta - MG", produzido pelos alunos Giovanna Giaretta, Thayane dos Santos, Rosercio Costa e Karine de Oliveira. Outra premiação foi na categoria Produção Jornalismo Literário e/ou de Opinião, com o texto "Vidas com Barragens", dos alunos Karem Lopes, Douglas de Oliveira, Sheilla Teixeira e Pedro Gimenes. 
 
A chefe do Departamento de Jornalismo, Adriana Bravin, afirma que "diante de um cenário cada vez mais desafiador na educação, de uma maneira geral e, em especial, nas instituições de ensino superior federais, alcançar o reconhecimento e a projeção que tais premiações trazem nos fazem ter a certeza de que estamos no caminho certo: na formação de nossos alunos e alunas, no espaço reflexivo e crítico proporcionado pela universidade e na resistência que a área de Comunicação representa no cenário atual". 
 
A professora do Departamento de Jornalismo da UFOP Michele Tavares acrescenta que "as produções premiadas no curso, não apenas na Expocom, configuram-se como resultado de um trabalho coletivo, ético, responsável e que prima pelo jornalismo com responsabilidade social. A premiação nos regionais em dois anos consecutivos nos indica que estamos consolidados nas duas propostas editoriais, do Lampião e da Curinga, que contribuem não só para o percurso formativo dos estudantes, mas principalmente para a comunidade local e a sociedade em geral, que carecem de informação com credibilidade", ressalta.  
 
EXPOCOM - É a premiação feita dentro do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom). O congresso abrange diversas categorias de produção no Jornalismo e reúne anualmente alunos, pesquisadores e professores em edições regionais e nacionais. A edição de 2020 está sendo realizada virtualmente.
 
Os premiados na etapa regional Sudeste concorrem aos prêmios na edição nacional da Expocom, que acontece de 1º a 10 de dezembro. 

Veja também

1 Março 2024

No próximo semestre (2024.1), o Departamento de Ciências Sociais (Decso) irá ofertar a disciplina Seminários Temáticos em Ciências Sociais (CSO014),...

Leia mais

29 Fevereiro 2024

vagas_residuais_2024-1_-_destaque.png Os candidatos convocados deverão encaminhar a documentação necessária, via formulário eletrônico, dentro do período de 4 a 6 de...

Leia mais

20 Fevereiro 2024

A Pró-Reitoria de Finanças (Prof) informa que os usuários do Sistema de Controle de Bolsistas (SCB) que atuam nas secretarias...

Leia mais

7 Fevereiro 2024

Estudantes dos cursos de Jornalismo, Filosofia e Serviço Social estão produzindo o podcast "Observatório do Trabalho". A atividade faz parte...

Leia mais