Os cursos da UFOP de bacharelado em Letras Tradução e Letras Estudos Literários e de licenciatura em Letras Português receberam nota máxima em avaliação feita pelo Ministério da Educação (MEC), na última semana. O trabalho de avaliação foi realizado por três comissões avaliadoras responsáveis, por meio de plataforma online, entre os dias 6 e 10 de novembro.
As comissões constataram que os três cursos avaliados estão com uma estrutura curricular adequada, com disciplinas abrangentes, direcionadas às demandas regionais e locais. A avaliação destacou que a graduação mantém plena articulação entre a gestão institucional e a coordenação, com ênfase na participação da administração superior em conjunto com as políticas implementadas com mecanismos desenvolvidos pela Comissão Própria de Avaliação (CPA).
A qualificação permite que a Universidade faça uma autoavaliação e direcione seus esforços para áreas que necessitam ser priorizadas, conforme o pró-Reitor Adjunto de Graduação, Clézio Roberto Gonçalves: quando essas comissões vêm à UFOP para avaliar um curso, é na verdade uma oportunidade para que os colegiados, o corpo docente, o corpo discente, o corpo técnico-administrativo, de maneira geral, possa se autoavaliar".
O professor complementa que "a UFOP ganha muito a partir dessas avaliações. A gente tem oportunidade de rever os passos dados, traçar um novo panorama e, sobretudo, traçar novas perspectivas administrativas, acadêmicas e pedagógicas para o curso a partir de então".
O coordenador do curso de Letras Estudos Literários, Emílio Carlos Roscoe Maciel, se diz satisfeito e entende a importância do bacharelado. "É um curso ao mesmo tempo novo e antigo, tem muita tradição. A presença do bacharelado puxa a universidade para questões amplas, reforçando a ideia de universidade moderna, de um lugar não só para aprender uma porção, mas de tomar consciência a respeito do mundo", afirma.
Emilio compreende que o sucesso do curso desenvolvido pelos coordenadores é fruto do trabalho dos servidores da Instituição e destaca o trabalho da técnica administrativa Jucileide das Dores Lucas, responsável pelas demandas do Departamento de Letras (Delet).
O coordenador do curso de Letras Língua Portuguesa, Rodrigo Corrêa Martins Machado, explica que "o processo avaliativo foi bastante intenso, com muito trabalho, reuniões com coordenação, docentes, técnicos e discentes", e que "houve um trabalho coletivo dentro e fora do ICHS que julgo ter sido primordial para o reconhecimento do curso e a nota 5 que obtivemos".
Rodrigo se declara feliz com a nota e avalia que a classificação é resultado de um árduo trabalho da comunidade acadêmica do curso: "A nota máxima obtida reflete o trabalho dos docentes do curso, do departamento, que têm se empenhado na construção de um curso que contribua para a formação de docentes realmente críticos e reflexivos. Eu e meus colegas estamos, com certeza, muito felizes com o reconhecimento desse trabalho, que é coletivo".
Adail Sebastião Rodrigues Júnior, coordenador do curso de Letras Tradução, celebrou a nota obtida após a avaliação realizada pelo MEC. "O legado do curso de Letras Tradução é enorme, pois já formou inúmeros tradutores. Hoje, mais de 40 anos depois, o curso prova sua qualidade perene com essa excelente avaliação do MEC. Para nós, docentes do curso, é uma enorme satisfação termos alcançado a nota 5. A nota 5 vem, portanto, chancelar uma história de alto nível do curso de Letras Tradução da UFOP".
A avaliação dos cursos de ensino superior no Brasil está entre uma das atribuições do MEC, que faz a classificação em uma escala de 1 a 5 pontos.