Ir para o conteúdo

A arte de ser Mulher

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Lívia Ferreira

07435_monica_versiani_6_6960787433240485554.jpg

Livia Ferreira
Mônica Versiani divide o tempo entre o trabalho e a arte

 

 

Dona de si, uma das marcas da mulher contemporânea é a multiplicidade de papéis. Capaz de ser e produzir o que quiser, o intitulado erroneamente "sexo frágil" não mais se conforma com a desigualdade de direitos e salários, com a erotização de seus corpos e com a banalização de seus sentimentos. Pelo contrário, quer mais e merece mais. 

Ao olhar para o lado, em qualquer círculo social em que vivemos, é possível perceber que estamos cercados por mulheres fortes, que planejam seus caminhos e conseguem vencer as barreiras impostas. Apresentamos três dessas mulheres, atuantes no cotidiano ufopiano, que expressam, por meio da arte, sua visão própria acerca do feminino. 

Mônica Versiani trabalha na Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e divide o tempo com a família, as filhas e os afazeres domésticos. Ainda costumava ser professora de artes. Hoje ela segue dedicando tempo à arte, que considera libertadora: "Eu falo que tenho a síndrome das mãos inquietas, não consigo ficar de mãos paradas. O que a gente provoca com as mãos é uma libertação." 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

27666611-9445-4507-887b-d8cd403065e1.jpg

Arquivo pessoal
Eva dá aulas de dança para a comunidade

 

 

 

A professora Eva Bessa é responsável pelo projeto de extensão de Dança do Ventre na UFOP, idealizado há três anos. Para ela, as multitarefas que nos são impostas nos auxiliam também a aprender a enaltecer outras mulheres, fazendo com que se sintam capazes de ocupar espaços que não são apenas de gênero. 

Para ela, o projeto auxilia nessa nova percepção acerca do próprio corpo. “Requer olhar para si, perceber-se como capaz de aprender algo novo a cada aula e também nos leva a ver que essa modalidade de dança é democrática. Não interessa se tem um corpo que atenda ao padrão de beleza padronizado pela sociedade, toda mulher pode praticar dança árabe (ou dança do ventre como é mais conhecida). Ela permite a elevação da auto-estima.” 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Já Cibele Chalita é aluna do curso de Pedagogia e reutiliza principalmente discos de vinil e CDs em suas pinturas. Para a estudante, a forma como consegue se expressar através da arte diz muito acerca de sua condição de ser e estar no mundo: "Sendo a minha condição a de ser mulher, acredito que o meu trabalho também diz muito sobre as nuances que delineiam a condição da mulher que sou e que vive os desafios da atualidade, tanto dentro do campo da arte quanto dentro das instituições e da sociedade". 

 

9d465dff-9d54-4b9b-b471-d24f03ca44db.jpg

Arquivo pessoal
Cibele expressa sua condição de mulher através da arte

No dia de hoje, 8 de março de 2019, a UFOP parabeniza todas as mulheres fortes e que vão à luta todos os dias.

Veja também

27 Março 2024

A Administração Central da Universidade Federal de Ouro Preto, diante da greve dos servidores técnico-administrativos, vem, mais uma vez, reconhecer...

Leia mais

25 Março 2024

A Administração Superior envia ofício a todas as unidades acadêmicas e departamentos com informações acerca dos procedimentos que devem ser...

Leia mais

25 Março 2024

um_passo_a_mais_2024-1_-_destaque.png Com o início do semestre letivo 2024/1, enfatizamos o começo de um novo período acadêmico e ainda um marco...

Leia mais

18 Março 2024

Em cerimônia realizada no Centro de Artes e Convenções na última sexta (15), a Ouvidoria Feminina da UFOP recebeu a...

Leia mais