Ir para o conteúdo

Ata de institucionalização da UFOP é restaurada pela Faop

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Letícia Conde

O documento de institucionalização da Universidade Federal de Ouro Preto foi restaurado pela Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop). A ata, de 1979, estava danificada devido à umidade. A restauração é feita em um importante momento para a Universidade, que comemora 50 anos em 2019.

A reitora da UFOP, Cláudia Marliére, exaltou a qualidade do trabalho e agradeceu a toda a equipe da Fundação. "Foi surpreendente o resultado do trabalho, ficou perfeito. O trabalho foi feito em aproximadamente um mês, isso é fantástico. Todos nós da Reitoria ficamos muito satisfeitos e agradecidos pela dedicação e parceria da Faop em nos ajudar", avaliou.

A restauração do documento foi um presente da Fundação de Arte, parceira da Universidade em diversos projetos. "Foi uma honra poder atuar nesse processo e é muito importante que as instituições que estão em Ouro Preto, Mariana ou João Monlevade — onde a UFOP está presente — estabeleçam parcerias neste momento tão difícil de conseguir recursos. É um processo de restauração caro, e muitas vezes a instituição não consegue a mobilização da verba", analisa a presidente da Faop, Julia Mitraud.

O processo de conservação e restauro consistiu na desmontagem e higienização do quadro. Foram retiradas intervenções anteriores e feitas obturações (restaurações) onde o suporte de papel havia se deteriorado. Além disso, foi realizada uma remontagem dentro de um paspatur (margem entre a obra e a moldura) adequado aos processos de preservação e o documento foi devolvido à moldura. Gabriela Rangel, diretora da Faop, avaliou o resultado: "Estamos tendo a oportunidade de contribuir para a preservação da memória da UFOP com esse trabalho. E ficou muito bom, deu de novo a leitura e unidade estética da obra".

Para o vice-reitor Hermínio Nalini, a restauração "é extremamente marcante porque, além de resgatar esse documento histórico, estamos resgatando a história da Instituição e preservando-a para as gerações futuras. Por outro lado, isso fortalece nossa parceria com a Faop, que está cada vez mais intensa. O documento estava de fato com uma série de problemas devido à umidade e, quando comparamos com o antigo, vemos que o resultado foi excepcional. Será até um cartão de visitas para a Reitoria, que sempre recebe muitos visitantes".

Veja também

27 Março 2024

A Administração Central da Universidade Federal de Ouro Preto, diante da greve dos servidores técnico-administrativos, vem, mais uma vez, reconhecer...

Leia mais

25 Março 2024

A Administração Superior envia ofício a todas as unidades acadêmicas e departamentos com informações acerca dos procedimentos que devem ser...

Leia mais

25 Março 2024

um_passo_a_mais_2024-1_-_destaque.png Com o início do semestre letivo 2024/1, enfatizamos o começo de um novo período acadêmico e ainda um marco...

Leia mais

18 Março 2024

Em cerimônia realizada no Centro de Artes e Convenções na última sexta (15), a Ouvidoria Feminina da UFOP recebeu a...

Leia mais