Ir para o conteúdo

Aulas são retomadas na segunda (16)

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
NPG

Estudantes e professores voltam às salas de aula da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) nesta segunda-feira (16), conforme previsto no calendário acadêmico. No entanto, até 3 de fevereiro, deverá haver flexibilidade em relação a processos avaliativos e à frequência, sob orientação da Prograd, considerando eventuais dificuldades de deslocamento dos alunos e professores  até os campi nas cidades de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade.

A decisão foi tomada após reunião promovida pela Administração Superior com as diretoras/diretores e vice-diretores/diretoras das unidades, realizada na última quarta-feira (11), para discutir como deve ser o retorno presencial, tendo em vista as chuvas que caem em Minas Gerais nos últimos dias e que levaram a danos nas estradas e riscos geológicos, principalmente em Ouro Preto. "O esforço coletivo dos participantes foi fundamental para chegarmos a um bom resultado", avalia o reitor em exercício, Hermínio Nalini Junior.

Hermínio destaca também a responsabilidade que a Universidade tem de garantir a manutenção do calendário, que sofreu severas modificações em função da pandemia. "A flexibilização que está sendo colocada, no entanto, também é uma vertente dessa responsabilidade, no sentido de que as vidas devem ser preservadas", acrescenta.

No momento, a UFOP está retomando o segundo semestre letivo de 2022, e as aulas do primeiro período de 2023 terão início em 2 de maio, lembra o pró-reitor adjunto de Graduação, Adilson Pereira dos Santos. "Sempre nos esforçamos para buscar as melhores soluções, avaliando, sobretudo, as consequências de uma eventual suspensão do calendário acadêmico, já tão sacrificado", afirma.

TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS - Por causa das chuvas, os servidores técnico-administrativos e terceirizados têm, desde segunda (9), a possibilidade de trabalhar remotamente. A partir de segunda (16), o trabalho volta a ser presencial, mas com a mesma flexibilidade proposta a professores e alunos até 3 de fevereiro. O objetivo é a preservação da vida desses trabalhadores. Casos específicos devem ser discutidos com as chefias imediatas, que têm autonomia para decidir sobre o ponto eletrônico.

A TV UFOP produziu Boletim sobre a flexibilização dos processos avaliativos e da frequência até 3 de fevereiro. Assista: 

Veja também

12 Julho 2024

O Conselho da Medalha da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) torna público o período de indicações para o recebimento...

Leia mais

11 Julho 2024

O Tribunal de Contas da União (TCU) escolheu a Universidade Federal de Ouro Preto para a realização de uma visita...

Leia mais

6 Julho 2024

Com profundo pesar, comunicamos o falecimento de Marina Mamede, ocorrido ontem (5), na cidade de Ouro Preto. A Marina era...

Leia mais

5 Julho 2024

A partir deste sábado (6) até a realização das eleições municipais, considerado como período de defeso eleitoral, os agentes públicos...

Leia mais