Ir para o conteúdo

Autoridades expressam preocupação com chegada do Carnaval e possíveis festividades em Ouro Preto

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
NPG
Com: 
Lígia Souza
O Departamento de Fiscalização e a Secretaria Municipal de Defesa Social da Prefeitura de Ouro Preto enviaram uma carta conjunta para à Reitoria da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), com cópia para o Ministério Público, para a Polícia Militar, para a Associação das Repúblicas Federais (Refop) e, para a Associação das Repúblicas Particulares (Arpa). No documento, a administração municipal solicita às repúblicas o cancelamento das festividades e aglomerações de qualquer natureza. Caso aconteçam, os responsáveis serão multados e terão os equipamentos apreendidos.
 
O documento é enviado devido ao crescimento no número de denúncias de violações às medidas de isolamento social, em espaços públicos e privados, nos canais oficiais da Prefeitura. Com a aproximação do Carnaval e a possível realização das festividades tradicionais das repúblicas de estudantes federais e particulares, as autoridades de Ouro Preto expressam nova preocupação.
 
MEDIDAS PREVENTIVAS - Desde o início da pandemia, a UFOP tem tomado medidas para evitar as aglomerações nas cidades sede dos seus campi, Ouro Preto, Mariana e João Monlevade. No mesmo dia em que votou pela suspensão das atividades presenciais, o Conselho Universitário (Cuni) recomendou aos estudantes que retornassem às suas residências durante a pandemia.
 
Em dezembro de 2020, o Cuni publicou uma lista de recomendações para os beneficiários dos sistemas de moradias, reforçando a suspensão das atividades e a decisão de que os alunos deveriam evitar retornar a Ouro Preto, Mariana e João Monlevade e que não poderiam realizar atividades que proporcionem aglomerações, a exemplo de festas.
 
No mesmo mês, foi publicado o Protocolo de Biossegurança, que trouxe recomendações aos membros da comunidade acadêmica que continuam com atividades presenciais e incluía questões específicas sobre as moradias coletivas. 
 
Tais medidas de segurança são justificáveis: De acordo com dados disponibilizados no Painel Covid, 139 pessoas já perderam a vida na luta contra a Covid-19 nos três municípios. Ao todo, quase 10 mil foram infectadas pelo novo coronavírus desde março passado nas cidades.
 
AÇÃO ESTUDANTIL - Estudantes de moradias e repúblicas federais e particulares estão envolvidos na "Ação contra a Covid-19: estudantes pela comunidade", organizada por associações de moradores e pelo DCE. Os participantes poderão assinar um termo em que se comprometem a tomar as ações indicadas pelos órgãos competentes para evitar a transmissão do novo coronavírus. Até então, 13 repúblicas haviam afirmado o compromisso.

 

Veja também

16 Abril 2024

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) cede terreno ao município para a construção de uma Unidade Básica de Saúde...

Leia mais

15 Abril 2024

A professora do Departamento de Educação da UFOP e secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério...

Leia mais

12 Abril 2024

O projeto "Eficientização do Sistema de Iluminação da Universidade Federal de Ouro Preto" teve sua obra concluída e a cerimônia...

Leia mais

11 Abril 2024

É com pesar que a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) comunica o falecimento da servidora aposentada Geraldina Chaves de...

Leia mais