Ir para o conteúdo

Carnaval 2019

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Ralf Melo

Intitulada "Curtir o carnaval com respeito é mais divertido. Não inverta a situação!", a campanha do carnaval 2019 da Universidade Federal de Ouro Preto busca abranger temáticas como o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e questões de gênero e sexualidade.

Foram produzidos materiais impressos e virtuais que serão distribuídos em parceria com as associações de repúblicas federais e particulares nas três cidades nas quais a Universidade tem unidades acadêmicas, bem como nos espaços de circulação dos prédios da Instituição. Os materiais são compostos por frases e ilustrações que apresentam uma provocação central: "diversão" e "respeito" não precisam ser necessariamente antagônicos. 

Cada um dos cartazes possui duas ilustrações, uma superior, vista na posição normal, e uma inferior, na posição invertida. A dupla imagem representa simbolicamente a máxima "não inverta a situação", que alerta para a inversão da condição de respeito com diversão para a de desrespeito, que pode acabar com a diversão. 

Confira a seguir os cartazes produzidos para a campanha: 

 

 

1. Não é não! Não force a barra!

A expressão "Não é não", recorrentemente usada para reforçar que a recusa deve ser respeitada, foi utilizada em associação com uma personagem feminina, de forma a representar o modo negativo como uma mulher, a partir de uma visão machista, pode ser coagida pelo desejo do outro. A vontade de uma pessoa não pode invadir o espaço pessoal de outra.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2. Bebida tem limite e você sabe o seu 
Esta peça foi criada em referência ao consumo de álcool, que em épocas como esta pode se tornar abusivo. Apesar de não ser prejudicial para todas as pessoas, o consumo excessivo dessa substância é reconhecido como danoso para a saúde e para a conduta nas relações pessoais. A proposta é a moderação e o respeito aos limites de cada um. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3. A sexualidade alheia não é da sua conta

Nesta peça, a intenção foi a de ir contra o padrão de heteronormatividade disseminado na sociedade brasileira e incentivar o respeito à diversidade. A orientação sexual deve ser respeitada e reconhecida por toda a sociedade, não sendo cabível a inferiorização, a critica, o desrespeito ou outras formas de negação perante a forma como o sujeito se percebe no mundo. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4. Usar saia curta não é estar disponível

Esta ilustração foi feita para reafirmar a necessidade de respeito ao corpo feminino e às escolhas da mulher, por exemplo, em relação ao vestuário. Uma vestimenta de menor dimensão não deve ser associada a vulgaridade ou disponibilidade da mulher para a prática sexual. 

 

 

 

Esta campanha tem o apoio de:

- ARROP - Associação das Repúblicas Reunidas de Ouro Preto
- ARPaM - Associação das Repúblicas Particulares de Mariana
- REFOP - Associação das Repúblicas Federais de Ouro Preto
- RUMON - Associação das Repúblicas Unidas Monlevadenses

 

 

Veja também

23 Abril 2024

Em reunião realizada na manhã desta terça (23), o Conselho Universitário (Cuni) da UFOP votou pela suspensão dos calendários acadêmicos...

Leia mais

22 Abril 2024

Acompanhe a 372ª Reunião Ordinária do Conselho Universitário (Cuni), nesta terça-feira (23), às 8h30.

Leia mais

21 Abril 2024

É com profundo pesar que a comunidade da Universidade Federal de Ouro Preto recebe a notícia do falecimento do professor...

Leia mais

16 Abril 2024

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) cede terreno ao município para a construção de uma Unidade Básica de Saúde...

Leia mais