Representantes da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace) se reuniram com autoridades da Prefeitura de Ouro Preto, do Corpo de Bombeiros e da Guarda Municipal e com representantes das repúblicas federais da Universidade para tratar de questões relacionadas ao carnaval deste ano. O encontro aconteceu na tarde desta quarta (17), na sala da Prace, e serviu para garantir que as festividades que acontecem nas repúblicas federais ocorram dentro das normas municipais e de maneira segura.
Estiveram presentes na reunião a presidente da Associação das Repúblicas Federais de Ouro Preto (Refop), Stefane Canedo, o tenente Guilherme Torres, do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, o subcomandante da Guarda Municipal de Ouro Preto, Edson Lino de Paula, os representantes da Prefeitura de Ouro Preto Leidiane de Fátima Gonçalves, Terezinha de Cássia, Juscelino Gonçalves, José Mauro, Hudson Luis e José Gustavo e o superintendente de Transporte e Trânsito, Alexandre da Silva Oliveira.
O pró-reitor de Assuntos Comunitários e Estudantis, Máximo Eleotério Martins diz que foi feita uma análise com base no ano anterior, com a expectativa de que o carnaval deste ano seja semelhante ao anterior no quesito de disciplina. "Salientamos o êxito da preparação anterior, quando as repúblicas federais não tiveram nenhuma autuação, respeitando todas as normas municipais, garantindo segurança e preservando a ordem pública". Ele acrescenta que, "na reunião, revisamos os encantos e os desafios do Carnaval 2023. Cada representante compartilhou as experiências e as sugestões para assegurar que o Carnaval de 2024 alcance os mesmos patamares de excelência".
Ainda este mês vai ser realizado o Fórum Republicano, responsável por reunir moradores de repúblicas para discutir temas como o carnaval, diversidade e combate à violência dentro das repúblicas.