Criado por Lígia Souza em sex, 24/08/2018 - 15:55 | Editado por Lígia Souza há 6 anos.
Pedimos a atenção de vocês para o documento que dispõe sobre a proibição da prática do trote no âmbito de nossa Universidade: a Resolução CUNI 1870, aprovada em 14 de março de 2017, que reafirma o papel, a função e o lugar de fala da UFOP diante de seus compromissos sociais.
A UFOP se faz presente, por meio dessa resolução, contra qualquer prática discriminatória. A orientação é para que toda a comunidade acadêmica se aproprie desta política e garanta aos nossos estudantes um espaço de maior acolhimento e vivências sociais positivas. Isso precisa ser garantido não apenas nas dependências acadêmicas, mas também em qualquer ambiente em que as relações se estabeleçam em virtude do vínculo com esta Instituição. Ressalta-se que as práticas desenvolvidas nas residências estudantis com os candidatos a moradores, comumente conhecidas como "batalhas", são caracterizadas como trote e estão sujeitas às penalidades constantes nessa resolução, conforme definido na Resolução CUNI 2057, de 29 de junho de 2018.
Contamos com a colaboração de todos os estudantes, técnicos administrativos e docentes na promoção de relações mais humanizadas, pautadas pela ética, pela solidariedade e pelo respeito à vida.
Desejamos aos calouros e a todos os estudantes que se sintam bem-vindos, amparados e respeitados por esta Instituição.
Cláudia Marliére
Reitora da Universidade Federal de Ouro Preto