Ir para o conteúdo

Centro de Convenções da UFOP recebe obras de manutenção da infraestrutura

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Júnia Pena Fagundes
As obras têm objetivo preventivo e corretivo, além de buscar a adequação da estrutura do Centro de Artes e Convenções (CAC) da UFOP. Foram feitas diversas mudanças relacionadas à pintura externa e interna, adequações e manutenções nas coberturas, reformas nas fachadas, manutenções no sistema de ar condicionado central, lavagem das caixas d'água e retirada de infiltrações dos prédios, além da instalação de novos equipamentos.

A coordenadora do Centro de Convenções, Júnia Pena Fagundes, explica que o local passa por renovações fundamentais para o conforto de quem realiza eventos e transita no CAC, além de valorizar e preservar o patrimônio público. "Estamos trocando telhas quebradas e calhas que causavam infiltrações em alguns espaços. Essas calhas não existiam mais na região devido ao seu modelo e as novas foram feitas a partir de um estudo da Prefeitura Universitária com a empresa responsável, para manter as características do local. Temos também a manutenção nos sistemas de ventilação e de ar condicionado, tornando-os mais eficientes, seguros e automatizados", explica. Júnia ressalta também que esses espaços precisam de manutenção preventiva, que a partir de agora será realizada mais constantemente. As obras também se estendem pela parte elétrica, com a renovação de toda a rede e lâmpadas.

centro_de_convencoes.png

Júnia Pena Fagundes
A fachada do Centro de Artes e Convenções foi renovada

As reformas impactam diretamente na realização dos eventos, na adequação em relação às normas de segurança contra a Covid-19 e na comunidade ouropretana. Junia comenta que "o Centro está diretamente ligado ao turismo de eventos em Ouro Preto, e ter um espaço que esteja adequado, limpo e esteticamente agradável é muito importante para que as pessoas tenham o prazer de estar em nosso local e de trazer seus eventos para cá". Ainda segundo a coordenadora, "as reformas permitem que o CAC contribua com a economia local, por estar preparado para receber os eventos da melhor forma possível, e, assim, podemos voltar a contribuir com o turismo de Ouro Preto".
 
A prefeita do Campus Morro do Cruzeiro, Sandra Nogueira, comenta que "ainda não se sabe os custos totais das obras, porque várias ações de manutenção preventiva e corretiva estão em andamento". Sandra afirma também que as ações têm previsão de término para dezembro de 2021 e que um dos objetivos das obras é que as manutenções preventivas evitem maiores danos ao conjunto de edificações e aos equipamentos necessários para o funcionamento do local.
 

20210923_082057.jpg

Júnia Pena Fagundes
Ainda há obras em andamento no CAC
 
EM BREVE - devem acontecer no Centro de Convenções a troca de portas e esquadrias, a impermeabilização de lajes para evitar infiltrações, a limpeza das caixas de gordura e das caixas d 'água, a reforma da fachada da Auditoria e Procuradoria Jurídica e a troca da rede de internet, para atender melhor os eventos híbridos.
 
Junia destaca que "todas obras de manutenção e reformas são muito importantes porque vão atingir diretamente as nossas atividades, que são receber os eventos institucionais da Universidade, os eventos apoiados pela UFOP e também os eventos e congressos de outras entidades. Toda manutenção aqui tem um impacto, por mais simples que ela seja".
 

Veja também

16 Abril 2024

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) cede terreno ao município para a construção de uma Unidade Básica de Saúde...

Leia mais

15 Abril 2024

A professora do Departamento de Educação da UFOP e secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério...

Leia mais

12 Abril 2024

O projeto "Eficientização do Sistema de Iluminação da Universidade Federal de Ouro Preto" teve sua obra concluída e a cerimônia...

Leia mais

11 Abril 2024

É com pesar que a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) comunica o falecimento da servidora aposentada Geraldina Chaves de...

Leia mais