Na reunião realizada nesta quinta-feira (9), por webconferência, foi feita uma análise de conjuntura que reitera como acertada a manutenção do quadro atual na UFOP durante a crise gerada pelo novo coronavírus, definido pelo Conselho Universitário (Cuni) do dia 25 de março. Entre as determinações do Cuni, houve a suspensão do calendário acadêmico e a implementação do sistema de trabalho remoto em seus campi, a exceção para casos especiais.
Os membros do Comitê destacaram a intensificação das atividades da comunidade universitária de combate ao Coronavírus em nível de pesquisa, extensão, ensino e comunicação, assim como de ações voluntárias de estudantes e servidores neste momento de pandemia.
ISOLAMENTO SOCIAL - Sobre o cenário nacional, os representantes da administração central, do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus e do Diretório Central de Estudantes, presentes na reunião, demonstraram preocupações quanto ao relaxamento do isolamento social, temendo que isso venha a agravar ainda mais o quadro em nível nacional quanto ao aumento da Covid-19. Informações que circulam na mídia dão conta que apenas 48% da população estaria cumprindo as determinações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e Ministério da Saúde.
Os participantes demonstraram preocupação com a complexa relação que se estabelece dentro do próprio governo, especialmente entre os ministérios da Saúde e da Educação. De acordo com as avaliações, portarias oriundas desses ministérios que normatizam processos acadêmicos, sanitários e de gestão, por vezes, apresentam conflitos entre suas diretrizes, dificultando a tomada de decisões.