Ir para o conteúdo

Comissão faz nova rodada de discussão sobre momento da UFOP na crise do novo coronavírus

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Reprodução
A instrução normativa que estabelece orientações aos órgãos públicos federais para o retorno gradual ao trabalho presencial (IN 109), o auxílio digital para estudantes e a retomada do período letivo 2020.1 de forma remota foram os principais pontos da discussão da Comissão de Monitoramento Administrativo e Acadêmico, em reunião online realizada nesta terça-feira, 10.
 
Diante das dúvidas geradas a partir da publicação da IN 109, o pró-reitor de Gestão de Pessoas, Bruno Camilloto Arantes, explicou que a instrução não é uma determinação para o retorno ao trabalho presencial. Segundo ele, trata-se de uma uma orientação em caso de o órgão ou entidade decidir por este caminho.
 
Dessa forma, ficou definido que qualquer encaminhamento ao Conselho Universitário para tratar do referido tema precisa, antes, ser discutido com as entidades sindicais (Assufop e Adufop), com a Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) e com a Comissão Interna de Supervisão do Plano de Carreira dos Cargos Técnicos-Administrativos em Educação (CIS), assim como pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, que dará o suporte técnico para os debates.
 
INCLUSÃO DIGITAL - As representantes do DCE na reunião, Alciniane Lourenço e Vitória Pinheiro de Almeida, argumentaram sobre a necessidade de a UFOP ampliar a oferta do auxílio digital para compra de equipamentos para alunos de maior vulnerabilidade socioeconômica. A pró-reitora adjunta de Assuntos Comunitários e Estudantis, Sabrina Magalhães Rocha, lembrou que a UFOP já concluiu os dois editais para fomento à aquisição de equipamentos e pacotes de internet.
 
Ela informou também que já está em estudo o lançamento de nova chamada para oferta de chips de telefonia móvel, fruto de convênio do Governo Federal com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Sobre o incentivo à aquisição de equipamentos, a pró-reitora explicou que a realidade orçamentária "não permite fazer projeção neste momento", acrescentando que "a UFOP segue atenta a esta necessidade".
 
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos, Sérgio Neves, solicitou que fosse feito um estudo para avaliar a possibilidade de o servidor que está trabalhando remotamente ter algum tipo de apoio, considerando, segundo ele, que os custos pessoais aumentam com as atividades remotas. A reitora lembrou que, em termos de equipamentos (computadores e cadeiras), a universidade já está procedendo um sistema de empréstimo como meio atenuar a situação.
 
SEMESTRE LETIVO - A continuidade das atividades acadêmicas por meio remoto também foi debatida no encontro. A pró-reitora de Graduação, Tânia Garbini, juntamente com o pró-reitor adjunto, Adilson Santos, apresentaram um panorama da graduação após o encerramento do Período Letivo Especial (PLE) e anunciaram que já se iniciaram as discussões, com todas as unidades acadêmicas (departamentos e colegiados) e com as representações discentes, na busca de se efetivar a retomada do semestre letivo 2020.1, também de forma remota.
 
A Prograd já recebeu manifestações das unidades, do DCE e da Adufop, e elaborou uma proposição, que será analisada pelo Cepe em reunião a ser realizada no dia 18 de novembro próximo. A perspectiva, segundo os pró-reitores, é que o semestre seja concluído em 30 de abril do ano que vem, com possibilidades de início ainda em novembro, no dia 30, ou no dia 8 de janeiro, depois do recesso.

Veja também

27 Março 2024

A Administração Central da Universidade Federal de Ouro Preto, diante da greve dos servidores técnico-administrativos, vem, mais uma vez, reconhecer...

Leia mais

25 Março 2024

A Administração Superior envia ofício a todas as unidades acadêmicas e departamentos com informações acerca dos procedimentos que devem ser...

Leia mais

25 Março 2024

um_passo_a_mais_2024-1_-_destaque.png Com o início do semestre letivo 2024/1, enfatizamos o começo de um novo período acadêmico e ainda um marco...

Leia mais

18 Março 2024

Em cerimônia realizada no Centro de Artes e Convenções na última sexta (15), a Ouvidoria Feminina da UFOP recebeu a...

Leia mais