Na reunião dessa terça feira (15) o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus discutiu o fluxo de atendimento da área da saúde, além de outras articulações para a prevenção e controle da disseminação do vírus.
Foi confirmado que o atendimento do Centro de Saúde no campus Morro do Cruzeiro não deve sofrer alterações, segundo com os atendimentos gerais de rotina. A sala especializada para o direcionamento de pessoas com os sintomas da Covid-19 tem tido pouca demanda e a situação não deve se alterar.
De acordo com a orientação da Prefeitura de Ouro Preto, o sistema de saúde municipal continuará atendendo os casos leves, com acompanhamento dos casos suspeitos sendo feito nas residências, quando possível. A maior parte dos pacientes são identificados pela central de atendimento telefônico, o que reduz a necessidade de deslocamento das pessoas com sintomas da Covid-19.
Foi reafirmada a necessidade de contribuir com o funcionamento do
Centro de Enfrentamento à Covid-19 (Hospital de Campanha). Além dos equipamentos, insumos e colaborações técnicas, são avaliadas novas cessões de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e de servidores. Quanto ao atendimento feito a outros municípios, foi esclarecido que as internações não estão previstas inicialmente e que elas irão acontecer somente se houver demanda excessiva nessas cidades.
O Comitê também busca redimensionar a demanda de produção de EPIs com a impressão 3D, o que já tem ocorrido com os protetores faciais e prendedores de máscara, e a confecção de outros recursos como máscaras, jalecos e outros materiais articulada com as comunidades nas quais está inserida. A proposta é garantir que eles estejam dentro das especificações técnicas que garantam a efetividade de uso.