skip to content

Comitê prepara proposta para ampliação de atividades presenciais

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

O assunto será debatido inicialmente com os diretores das unidades acadêmicas em reunião marcada para a próxima terça-feira (5), às 14h. Após esse primeiro alinhamento, será formatada uma proposta para ser avaliada pelo Conselho Universitário (Cuni). Dando sequência às reuniões semanais online, o Comitê de Contingenciamento da UFOP discutiu também demandas específicas, como a possibilidade de promover testagens aleatórias em pessoas que estão realizando atividades presenciais na Universidade nas instâncias administrativas, em aulas práticas e na pós-graduação.

Discutiu-se também sobre o funcionamento dos Restaurantes Universitários no início de 2022 ou quando houver uma retomada presencial mais efetiva, em data ainda não definida. Entre as propostas, ainda pendentes de estudos de viabilidade financeira, existe a possibilidade de concessão de auxílio-alimentação para os bolsistas da Prace mais vulneráveis socioeconomicamente que estejam realizando atividades práticas presenciais a partir de janeiro de 2022.

O Comitê responsável pelo Plano de Contingência, trabalhando por meio do Grupo de Apoio Técnico (GAT) e dos subcomitês de Compras e Contratos Administrativos, Gestão de Pessoas, Atividades Acadêmicas, Atividades Administrativas e de Infraestrutura e Comunicação, tem feito um amplo trabalho em todos os campi da UFOP, mapeando e documentando cada espaço a ser utilizado durante o processo de retorno gradual das atividades presenciais, a partir de cenários da pandemia desenhados pelo Protocolo de Biossegurança, elaborado pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus. O trabalho final resultará num guia para o funcionamento da UFOP contendo normas e procedimentos a serem seguidos pela comunidade.

Hoje, nos campi da UFOP, cerca de 650 pessoas, entre professores, técnicos administrativos e terceirizados, trabalham presencialmente. Na pós-graduação, 50% dos alunos, cerca de 1.200, já desenvolvem atividades em laboratórios. A graduação, por sua vez, está oferecendo 8% dos componentes curriculares também presencialmente. As atividades estão sendo desenvolvidas a partir das determinações definidas no Protocolo de Biossegurança e, no caso dos laboratórios, seguindo também as recomendações das comissões internas de segurança laboral (Cisol) de cada unidade acadêmica. Importante destacar também que a UFOP adquiriu totens dispensadores de álcool em gel para os edifícios, e que outros insumos necessários à biossegurança já estão fase de licitação para compra.

Veja também

2 Dezembro 2021

A Lei Geral de Proteção aos Dados Pessoais (LGPD) começou a ser implementada pela UFOP em dezembro de 2020. A...

Leia mais

29 Novembro 2021

A reunião, que tem transmissão ao vivo, tem início às 14h desta segunda (29). Assista aqui:

Leia mais

25 Novembro 2021

Assista à reunião extraordinária do Conselho de Graduação (Congrad) nesta sexta (26), às 9h30. Serão discutidas as propostas de calendário...

Leia mais

25 Novembro 2021

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) é representada nesta sexta (26) no Painel de Experiências organizado pelo VIII Encontro...

Leia mais