O documento, apreciado em reunião do Cuni, realizada nesta sexta-feira, 16, "tem por objetivo orientar uma gestão participativa, planejada, sustentável e com o compromisso de integrar e aprimorar continuamente as atividades de ensino, pesquisa, extensão e estímulo à inovação da instituição", conforme explicativo acerca da metodologia adotada para a sua concepção.
O reitor Marcone Jamílton Freitas Souza e a vice-reitora Célia Maria Fernandes Nunes, destacam, na apresentação, o processo participativo que culminou em sua elaboração, assim como a tarefa desafiadora que se inicia a partir desta aprovação. Segundo eles, "o debate acerca do nosso presente e futuro precisa ser permanente, se considerarmos a interação que conecta estas dimensões temporais. A comunidade deve estar sempre mobilizada para rever metas, avaliar resultados, e, o mais importante, fazê-lo de forma democrática e participativa".
MOBILIZAÇÃO - O Plano de Desenvolvimento Institucional 2016-2015 foi elaborado pela comunidade universitária em processo que se estendeu por 9 meses. A participação se deu especialmente pelo site da UFOP, que registrou mais de 5 mil acessos e 500 contribuições. Foram também distribuídos pafletos e afixados cartazes em todos os campi universitários.
Os grupos de trabalho realizaram 27 reuniões, ocorrendo, ainda, duas consultas públicas via site. A primeira, visando um diagnóstico para a instituição, com a comunidade apresentando seus anseios, sugestões, propostas e pontos de melhoria, e, a segunda, para uma análise crítica da primeira minuta do PDI.