Ir para o conteúdo

Conselho Universitário da UFOP divulga moção de apoio ao CNPq

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
O Conselho Universitário da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) manifesta seu apoio ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e sua apreensão em relação aos cortes orçamentários impostos. Segue a íntegra da moção:
 
O Conselho Universitário da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) vem a público manifestar sua apreensão com os cortes orçamentários impostos à principal agência de fomento à pesquisa do nosso País, particularmente com a iminente possibilidade de suspensão de bolsas de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado a partir de setembro deste ano.
 
Desde 1951, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) vem fomentando pesquisas científicas e tecnológicas, bem como a formação de recursos humanos qualificados em todas as áreas do conhecimento. A não liberação, ainda em 2019, de crédito suplementar de 330 milhões de reais ao órgão comprometerá o pagamento de 80 mil bolsas de pesquisa, colocando em risco as atividades realizadas por milhares de grupos de pesquisa, assim como o avanço da geração de conhecimento e inovação no Brasil.
 
No mundo atual, no qual a riqueza das nações e o bem-estar dos povos são medidos por meio da capacidade de geração de conhecimento, tecnologia e inovação, faz-se necessário estabelecer no País um programa de estado, com financiamento contínuo e sustentável das atividades de pesquisa realizadas nas universidades e institutos de pesquisa. A UFOP defende de forma intransigente o investimento público em ciência e tecnologia e reitera que as universidades públicas são patrimônio da nação e parte da solução para a crise econômica e social na qual o Brasil se encontra. 
 
As pesquisas realizadas nas universidades impactam na melhoria da educação fundamental, média e superior, contribuem para a resolução de vulnerabilidades sociais e econômicas, para a resolução de problemas de gestão empresarial e industrial, e para a inovação tecnológica na indústria e no terceiro setor, contribuindo, assim, para aumentar a competitividade de nossos bens e serviços, bem como a qualidade de vida de nossa população. A interrupção do pagamento de bolsas e do fomento a projetos de pesquisa contribuirá para a desmotivação de pesquisadores, para o desmonte de grupos de pesquisa e para a derrocada do Sistema Nacional de Pós-Graduação. 
 
A UFOP conclama toda a sua comunidade para agir em defesa do CNPq, cobrando de seus representantes no Congresso Nacional a reversão desse quadro nefasto, que compromete a ação estratégica daquela agência de fomento no desenvolvimento nacional.
 
Cláudia Aparecida Marliére de Lima
Presidente

 

Veja também

30 Agosto 2024

Por meio da portaria Prace nº 211, de 30 de agosto de 2024, a UFOP estabelece a Comissão de Política...

Leia mais

30 Agosto 2024

As chapas dos candidatos que concorrem aos cargos de reitor(a) e vice-reitor(a) da UFOP divulgaram suas cartas-programa. Os documentos trazem...

Leia mais

30 Agosto 2024

Pode se inscrever qualquer pessoa jurídica, como empresa, associação ou outro setor cujo ramo de atividades seja compatível com a...

Leia mais

30 Agosto 2024

Em setembro, o Centro de Artes e Convenções da UFOP será palco de diversos eventos institucionais. A programação inclui, entre...

Leia mais