Criado por João Henrique Ribeiro em sex, 25/10/2024 - 15:00 | Editado por Patrícia Pereira há 1 mês.
O atual coordenador de Acessibilidade e Inclusão (Cain) da UFOP, Marcelo Dias de Santana, esteve presente no primeiro seminário do Colégio de Gestores de Núcleos de Acessibilidade das Universidades Federais (Conacessi) como órgão assessor da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). A reunião aconteceu no auditório da Finatec, no campus da Universidade de Brasília (UnB).
O evento representa um marco histórico para as universidades federais e para a Andifes, que passa a contar com um fórum composto por especialistas com participação ativa na formulação de políticas públicas nacionais para a acessibilidade e inclusão no ensino superior.
Entre as funções do colegiado está assessorar a Andifes na elaboração de diretrizes e metas e no mapeamento das necessidades das universidades no que se refere à acessibilidade para estudantes e servidores. Além disso, o Conacessi se concretiza como um espaço de troca de experiências, fortalecimento em rede e diálogo contínuo com o poder público para a construção de uma educação cada vez mais equitativa e acessível para todos.
Além de Marcelo, que é vice-coordenador da Conacessi e representa toda a região Sudeste, participaram da mesa de abertura do seminário: a secretária executiva da Andifes, Lívia Leite, representando o presidente da entidade, reitor José Daniel Diniz Melo (UFRN); Ileno Izídio da Costa, decano do Decanato de Assuntos Comunitários da UnB; e os coordenadores regionais do Conacessi Arlete Gonçalves (UFPA), Sinara Pollom Zardo (UnB), Adriana Arioli (UFRGS) e Lavínia Teixeira (UFS).