Criado por Bárbara Torisu em seg, 24/10/2016 - 11:29 | Editado por Bárbara Torisu há 8 anos.
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-Minas) criou o Selo de Qualidade Crea-Minas para avaliar a formação dos profissionais e a qualidade dos cursos de engenharia oferecidos nas instituições de ensino. Nessa premiação, 11 cursos da área tecnológica de instituições mineiras receberam o Selo de Qualidade. A entrega do certificado foi feita na última semana, durante a quarta edição da Feira de Ciências e Inovações Tecnológicas (FEICINTEC).
O coordenador do Colégio de Instituições de Ensino da Regional Triângulo e do GT do Selo de Qualidade do Crea-Minas, Renan Billa, explica que o projeto piloto contempla apenas um curso de cada uma das regionais do Crea-Minas que foram avaliadas. A metodologia utilizada leva em conta o cálculo da média aritmética simples entre as notas da visita “in loco”; da organização didático-pedagógica do curso; dos corpos docente, discente e técnico-administrativo; das instalações físicas; e do Enade 2014.
O assessor da presidência do Crea-Minas, José Nonato, explica que a intenção do projeto piloto foi analisar o modelo de avaliação dos cursos, identificar eventuais inconsistências e agregar novas ideias. A previsão é de que no próximo ano um novo edital seja aberto para que todas as instituições de Minas Gerais possam inscrever seus cursos para receber o selo.
Segundo Renan Billa, o selo de qualidade foi criado com o objetivo de avaliar as instituições de ensino, de forma a resguardar a formação ética e de qualidade dos profissionais da área tecnológica, atendendo às necessidades do mercado. Além disso, o professor explica que a criação do selo possibilita a integração com as instituições de ensino superior na gestão educacional e propicia uma avaliação conjunta do projeto pedagógico do curso e sua pertinência com a realidade das profissões na área tecnológica.
"O curso de engenharia elétrica da UFOP foi um dos avaliados e recebeu o selo de qualidade CREA-Minas, o qual atesta a sua qualidade na organização didático-pedagógica e instalações físicas.Este reconhecimento é importante, uma vez que dá visibilidade a comunidade de engenheiros da qualidade do curso oferecido aqui na UFOP.", afirma a diretora do colegiado do curso de Engenharia Elétrica da UFOP, Sarah Negreiros de Carvalho.
Confira as lista dos cursos que receberam o certificado: