Os representantes da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) visitaram as instalações da UFOP e se reuniram com a Reitoria da UFOP, representantes das unidades acadêmicas envolvidas na criação do hospital e com os candidatos escolhidos na Pesquisa Paritária para a próxima gestão, com o objetivo de avaliar a implementação do hospital universitário. O projeto prevê a adaptação da estrutura cedida pelo Governo de Minas Gerais, em Conselheiro Lafaiete, para a implantação do hospital escola. Também foi visitada a estrutura do Laboratório Piloto de Análises Clínicas e dos cursos relacionados com as Ciências da Vida, no campus Morro do Cruzeiro.
A partir dessa visita técnica, será emitido um parecer e, após a possível apreciação e deliberação do Ministério da Educação, o hospital universitário da UFOP poderá integrar-se à rede EBSERH, que executará o papel administrativo do local.
Segundo a reitora da UFOP, Cláudia Marliére, a espera do relatório da EBSERH é necessária para que se tenha uma decisão definitiva, mas a expectativa para que o projeto tenha continuidade é positiva. Ela também ressalta os benefícios que essa iniciativa trará não só para os estudantes da área de saúde, mas para a comunidade além dos portões da Universidade. "Quando tratamos da formação de profissionais da área de saúde é imprescindível que haja uma boa formação, com experiência hospitalar digna. Essa responsabilidade é nossa enquanto universidade".
Luciano Campos, escolhido junto com Roberta Froes na Pesquisa Paritária para a próxima reitoria, pontua que a implantação do hospital universitário levará os cursos da área de saúde a um novo patamar. "Visto toda a dificuldade na inserção dos nossos estudantes para a prática, essa oportunidade é prioridade em nossa gestão, já que as vantagens para a UFOP são muitas, tais como a possibilidade de uma maior fixação de professores e o melhor acompanhamento dos docentes às práticas de seus estudantes".
A EBSERH é uma empresa estatal vinculada ao Ministério da Educação responsável por 45 hospitais universitários em todo o Brasil. Atualmente, no estado de Minas Gerais, a empresa é responsável pela gestão do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais, além do Hospital Universitário da Universidade Federal de Uberlândia e da Universidade Federal de Uberaba.
De acordo com Adriano Rodrigues de Sousa, coordenador de gestão da rede, o maior objetivo da gestão de um hospital universitário é o aprimoramento do atendimento à população do SUS. "A cada nova operação da EBSERH é feito um estudo acerca dos impactos para a população e a relevância desse hospital universitário para a sociedade local", conclui.