Ir para o conteúdo

EBSERH faz visita técnica para projeto de criação do hospital universitário

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Rondon Marques
Os representantes da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) visitaram as instalações da UFOP e se reuniram com a Reitoria da UFOP, representantes das unidades acadêmicas envolvidas na criação do hospital e com os candidatos escolhidos na Pesquisa Paritária para a próxima gestão, com o objetivo de avaliar a implementação do hospital universitário. O projeto prevê a adaptação da estrutura cedida pelo Governo de Minas Gerais, em Conselheiro Lafaiete, para a implantação do hospital escola. Também foi visitada a estrutura do Laboratório Piloto de Análises Clínicas e dos cursos relacionados com as Ciências da Vida, no campus Morro do Cruzeiro.
 
A partir dessa visita técnica, será emitido um parecer e, após a possível apreciação e deliberação do Ministério da Educação, o hospital universitário da UFOP poderá integrar-se à rede EBSERH, que executará o papel administrativo do local. 
 

reuniao_reitoria.jpg

Rondon Marques
Reunião da Reitoria com professores e representantes da EBSERH
 
Segundo a reitora da UFOP, Cláudia Marliére, a espera do relatório da EBSERH é necessária para que se tenha uma decisão definitiva, mas a expectativa para que o projeto tenha continuidade é positiva. Ela também ressalta os benefícios que essa iniciativa trará não só para os estudantes da área de saúde, mas para a comunidade além dos portões da Universidade. "Quando tratamos da formação de profissionais da área de saúde é imprescindível que haja uma boa formação, com experiência hospitalar digna. Essa responsabilidade é nossa enquanto universidade".
 
Luciano Campos, escolhido junto com Roberta Froes na Pesquisa Paritária para a próxima reitoria, pontua que a implantação do hospital universitário levará os cursos da área de saúde a um novo patamar. "Visto toda a dificuldade na inserção dos nossos estudantes para a prática, essa oportunidade é prioridade em nossa gestão, já que as vantagens para a UFOP são muitas, tais como a possibilidade de uma maior fixação de professores e o melhor acompanhamento dos docentes às práticas de seus estudantes".
 
A EBSERH é uma empresa estatal vinculada ao Ministério da Educação responsável por 45 hospitais universitários em todo o Brasil. Atualmente, no estado de Minas Gerais, a empresa é responsável pela gestão do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais, além do Hospital Universitário da Universidade Federal de Uberlândia e da Universidade Federal de Uberaba.
 
De acordo com Adriano Rodrigues de Sousa, coordenador de gestão da rede, o maior objetivo da gestão de um hospital universitário é o aprimoramento do atendimento à população do SUS. "A cada nova operação da EBSERH é feito um estudo acerca dos impactos para a população e a relevância desse hospital universitário para a sociedade local", conclui. 

 

Veja também

19 Novembro 2024

O encontro tem início nesta terça-feira (19), às 10h. Acompanhe ao vivo:

Leia mais

2 Novembro 2024

A história da Universidade Federal de Ouro Preto conta com a contribuição de muitos profissionais que nos honraram com sua...

Leia mais

1 Novembro 2024

Em novembro, o Centro de Artes e Convenções da UFOP recebe eventos institucionais e culturais. A programação inclui, dentre outras...

Leia mais

30 Outubro 2024

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) foi classificada em 44º lugar no Ranking Universitário da Folha (RUF) de 2024,...

Leia mais