Após manifestação organizada pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE), a Reitoria da UFOP conversou com os discentes e se comprometeu a buscar recursos complementares para o auxílio de R$ 250 pago devido à interrupção do funcionamento dos Restaurantes Universitários em Ouro Preto e Mariana. Foram demonstradas aos estudantes todas as alternativas de solução buscadas no último mês, bem como a disponibilidade orçamentária e o volume de recursos investidos nas políticas de assistência estudantil.
Os presentes entraram em consenso de que o benefício seja direcionado de forma igualitária para os 2.436 estudantes que são bolsistas da Prace, em coerência com os princípios da Política Nacional de Assistência Social. Dessa forma, será possível reajustar o valor inicial para R$ 300, assim que houver disponibilidade de recursos para o pronto pagamento.
A Administração Central se comprometeu também a disponibilizar as informações acerca do processo licitatório para contratação da nova empresa, ainda em fase de execução. Cada fase será comunicada a uma comissão de estudantes que foi criada durante a manifestação.
Por fim, a Reitoria se prontificou a enviar uma comunicação aos docentes da UFOP solicitando atenção especial ao impacto causado na rotina dos estudantes pela indisponibilidade dos RUs nas duas últimas semanas de aula, a fim de evitar prejuízos no desempenho acadêmico dos discentes.