No domingo, dia 9, o Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) celebra 46 anos de fundação. Localizado em Mariana, o instituto foi criado em 1979, resultante da incorporação da antiga Faculdade de Filosofia de Mariana à Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).
Idealizado pelo Arcebispo Dom Oscar de Oliveira, com o apoio de professores e dos diretores das Escolas de Minas e Farmácia, o Instituto tem buscado, desde sua criação, oferecer um ensino de excelência, voltado para a pesquisa e comprometido com as comunidades nas quais está inserido.
As comemorações pelos 46 anos do ICHS ocorreram na terça-feira (4) com uma-mesa redonda mediada pelo diretor do Instituto, Mateus Pereira. Realizada na sala G-20, a mesa reuniu estudantes, professores e técnicos administrativos para celebrar a trajetória e o papel do ICHS na formação humanística e acadêmica da universidade. Compuseram a mesa o reitor e ex-diretor da unidade, Luciano Campos, a presidente da Associação dos Amigos do ICHS (ASA-ICHS), professora Heliana Maria Brina Brandão, também ex-diretora, e a ex-vice-reitora Célia Maria Fernandes Nunes.
Durante as comemorações de seus 46 anos, foi destacada a consolidação do ICHS nessa trajetória como um espaço de reflexão crítica, produção de saberes e diálogo entre diferentes áreas do conhecimento. A cerimônia serviu para reafirmar o compromisso do Instituto com a formação cidadã, a valorização das humanidades e a defesa de uma universidade pública, gratuita e de qualidade. Na avaliação da direção, a data simboliza não apenas a celebração de uma história de conquistas, mas a renovação do propósito da instituição de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva.
Atualmente, o campus oferece cursos de graduação em História (licenciatura e bacharelado), Letras Português (licenciatura), Letras Inglês (licenciatura), Letras Tradução (bacharelado), Letras Estudos Literários (bacharelado) e Pedagogia. Na pós-graduação, o ICHS conta com mestrado e doutorado nos cursos de Educação e História, destacando-se o recém-lançado Doutorado em Letras, que fortalece a pós-graduação do Instituto.
FÓRUM DAS LETRAS - A programação de aniversário integrou as atividades do Fórum das Letras e contou com a conferência do escritor Milton Hatoum, que discutiu as relações entre literatura, história e as violências sociais contemporâneas. O romancista também lançou o livro "Dança dos Enganos", último volume da trilogia "O lugar mais sombrio", projeto que aborda a ditadura militar brasileira.