Ir para o conteúdo

Lançamento do Portal de Dados Abertos da UFOP e Plano de Dados Abertos

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Divulgação
Com base no Plano de Dados Abertos, documento orientador cujo objetivo principal é disponibilizar informações públicas da Instituição para os cidadãos, foi lançado, nesta segunda (2), o Portal de Dados Abertos da UFOP.
 
No Portal, é possível consultar dados sobre alunos, servidores, despesas, concursos, entre outros assuntos relacionados à Universidade. Regulamentado pela Lei de Acesso à Informação Pública (Lei nº 12.527/2011), o Portal permite acessar os dados de diferentes plataformas. 
 
Segundo Zenóbio dos Santos Junior, Presidente  da Comissão de Dados Abertos da UFOP, o Portal faz parte das exigências relacionadas à transparência pública. “O acesso a esses dados demonstra como a instituição está trabalhando e onde estão sendo utilizados seus recursos. É uma transparência ativa, quando oferecemos informações para que o cidadão tenha acesso para estudar, acompanhar e até mesmo fiscalizar a gestão das ações”, explica.
 
Os dados estão sendo inseridos aos poucos no Portal, mas a atualização de informações será contínua e permanente. De acordo com Zenóbio, a proposta é que os cidadãos acompanhem e fiscalizem o que acontece na instituição e façam da UFOP uma universidade cada vez melhor. 
 
Para acessar o Portal de Dados Abertos da UFOP, clique aqui.

 

Veja também

18 Março 2024

Em cerimônia realizada no Centro de Artes e Convenções na última sexta (15), a Ouvidoria Feminina da UFOP recebeu a...

Leia mais

14 Março 2024

A Coordenadoria de Contratos e Convênios (Cecon) informa que entre 21 e 22 de março vai estar com as atividades...

Leia mais

11 Março 2024

pesquisa_de_disciplinas_2023-2_-_destaque.png A Pesquisa de Desenvolvimento de Disciplinas, que tem o objetivo de avaliar as disciplinas e a prática desenvolvida durante...

Leia mais

7 Março 2024

dia_da_mulher_-_destaque.png NPG/Rogério Bibiano Celebrar o Dia Internacional da Mulher é sempre uma oportunidade para refletirmos sobre nossas lutas, valorizando nossas...

Leia mais