O Conselho Curador da Fundação Rádio e Televisão de Ouro Preto (FEOP) decidiu na semana passada pela paralisação das atividades da fundação. Considerando que esta decisão afeta direta e indiretamente a comunidade acadêmica, a Universidade Federal de Ouro Preto esclarece que ela decorre de problemas de ordem administrativa e financeira da gestão da FEOP.
A UFOP, mesmo não tendo relação com a gestão da fundação ou com suas atividades, apoia os pesquisadores que têm projetos geridos pela FEOP. Por isso, está realizando um levantamento destes projetos, de modo a auxiliar nos encaminhamentos necessários para garantir a sua execução e minimizar os danos gerados pela suspensão das atividades.
O objetivo é assegurar a execução plena dos projetos e a manutenção da boa relação com os sujeitos atendidos e com os financiadores. Para isso, cada projeto será analisado individualmente. A ordem de atendimento aos projetos seguirá critérios de urgência, priorizando os que envolvam diretamente pessoas – em seus processos, em seus resultados ou em sua execução.
Reconhecemos a importância das atividades desenvolvidas pelos pesquisadores e destacamos que a UFOP trabalha pela regularização e continuidade dos projetos. Os responsáveis por projetos da UFOP geridos pela FEOP serão contatados nos próximos dias para acompanhar e auxiliar nos procedimentos necessários.
Cláudia Marliére
Reitora
Hermínio Nalini
Vice-Reitor