Ir para o conteúdo

Nota da UFOP sobre o falecimento de Charles Wallace dos Reis Aguiar

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
NPG
Imagem com fundo preto e em destaque a sigla do Conselho de Graduação
Faleceu na madrugada do último domingo, 21/08, Charles Wallace dos Reis Aguiar, aluno da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).
 
Charles tinha 23 anos e morreu dentro da Delegacia de Polícia Civil de Ouro Preto, sob custódia do Estado. A informação oficial é a de que o estudante teria atentado contra a própria vida, na cela onde aguardava o processamento da ocorrência.
 
A UFOP recebeu com profundo pesar a notícia e prestou apoio à família e aos colegas de república, por meio de representação da Diretoria do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) e da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace).
 
Diante das circunstâncias da morte, solicitamos o acompanhamento do caso por parte da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção de Ouro Preto, da Comissão de Diversidade, da OAB estadual, e da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). 
 
A UFOP entende que as circunstâncias da morte do jovem estudante precisam ser melhor elucidadas pelas autoridades policiais, para avaliar se questões relacionadas a etnia, afetividade, posicionamento político e atuação de Charles em causas sociais contribuíram para o ocorrido. É de conhecimento público que as pautas identitárias e os posicionamentos políticos são atacados historicamente e no momento atual. Pessoas pretas e pardas, a população LGBTQIA+ e outros grupos são alvo da crescente intolerância que assola o país. Além disso, a morte de pessoas sob custódia do Estado evoca momentos macabros de violência institucional na história recente do Brasil e indica ter havido, no mínimo, negligência, em especial, por parte das Polícias Civil e Militar e do Governo do Estado de Minas Gerais. 
 
A UFOP ressalta ainda o seu papel de contribuir para o desenvolvimento da sociedade, por intermédio da efetivação do direito à educação, do desenvolvimento de pesquisas e das ações de extensão. Por entender a importância da instituição pública, reafirma seu posicionamento contra o racismo, a LGBTfobia e todas as formas de discriminação e opressão que disseminam a violência e atentam contra a dignidade humana. 
 
A comunidade acadêmica se solidariza com familiares e amigos e espera uma apuração rigorosa, dentro da legalidade e da justiça, para que não restem dúvidas sobre os fatos que culminaram na morte precoce de Charles Wallace dos Reis Aguiar.
 
Profª. Cláudia Aparecida Marliére de Lima
Presidente do Conselho Universitário
Universidade Federal de Ouro Preto
 

Veja também

1 Fevereiro 2025

Causaram-nos perplexidade e preocupação as orientações - já devidamente retificadas - para que os participantes da mesa-redonda "Diversidade, Inclusão e...

Leia mais

31 Janeiro 2025

A Prefeitura de Ipatinga prorrogou por mais dois anos a lei de doação de um terreno feita pelo município para...

Leia mais

30 Janeiro 2025

Veja o resultado parcial do processo eleitoral de representantes para a composição do Cuni, Congrad, Conpep e Conec. Acesse o...

Leia mais

24 Janeiro 2025

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), juntamente com outras instituições públicas de ensino superior de Minas Gerais, vai assinar...

Leia mais