A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) inicia, nesta quinta-feira (20), uma nova era em sua história. Escolhidos por meio de pesquisa paritária realizada com a participação da comunidade acadêmica e referendados pelo colégio eleitoral constituído pelos membros do Conselho Universitário (Cuni), os professores Luciano Campos e Roberta Froes começam oficialmente os trabalhos na administração geral da Instituição.
Primeiro reitor vindo de uma unidade fora do Campus Ouro Preto, Luciano tem 47 anos e é professor do Departamento de Educação (Deedu). Anteriormente, foi diretor do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), coordenador institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) no período de 2011-2012, pró-reitor adjunto de Graduação e coordenador do curso de Pedagogia.
Por sua vez, a vice-reitora Roberta, de 44 anos, é professora do Departamento de Química (Dequi) e foi diretora do Instituto de Ciências Exatas e Biológicas (Iceb) de 2021 até assumir a vice-reitoria. Para além de sua representatividade como pesquisadora de excelência, será a primeira mulher negra a ocupar um cargo na Reitoria na Universidade.
Com foco especial no sentido de pertencimento, assim como foi durante o processo eleitoral, a nova equipe de gestão, composta por 26 integrantes, conta com 15 técnicos administrativos em educação (TAEs) e 11 docentes, refletindo um ligeiro aumento na participação dos TAEs na gestão — dos quais 13 estão lotados nos setores que vão gerir, garantindo continuidade e conhecimento específico das demandas. Cabe destacar ainda que, pela primeira vez, três TAEs assumirão cargos de adjuntos nas pró-reitorias acadêmicas.
Em termos de diversidade de gênero, são 14 homens e 12 mulheres. A composição racial também demonstra avanços, já que 14 se autoidentificam como brancos, seis como pretos e seis como pardos.
De acordo com o novo reitor, foi realizado um diagnóstico prévio de cada setor, ouvindo as pessoas e circulando intensamente pela Universidade. "Buscamos perfis que dessem conta dos desafios de cada setor, considerando qualidade técnica, experiência e capacidade de diálogo. Também valorizamos a diversidade, garantindo representação de unidades acadêmicas, equilíbrio entre técnicos administrativos e professores e pluralidade de gênero e raça", enfatiza.
Conheça a nova equipe.
Ainda segundo Luciano, a integração entre os campi, as unidades acadêmicas e os municípios em que estão inseridos é um dos principais desafios. Durante os últimos três meses, no chamado período de transição, foram realizadas visitas e conversas com diferentes autoridades, buscando estabelecer diálogos construtivos e potencializar as relações.
A cerimônia oficial do Cuni que marcará a transferência do cargo de reitor ao professor Luciano Campos e de vice-reitora à professora Roberta Froes será no dia 26 de fevereiro, às 19h, no Centro de Artes e Convenções da UFOP. Na ocasião, também serão empossados os pró-reitores e os demais integrantes da equipe de gestão. O evento será transmitido ao vivo pela Rádio UFOP e pelo canal do YouTube da Universidade.
Confira a entrevista realizada pela TV UFOP: