skip to content

Novos conselhos superiores da UFOP são instaurados

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
A partir desta semana a estrutura dos conselhos superiores da UFOP é alterada. Com a realização das primeiras reuniões dos conselhos de Extensão e Cultura, de Graduação e de Pesquisa e Pós-Gradução, eles passam a funcionar no lugar do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), que deixa de existir.
 
A primeira reunião de cada conselho é realizada apenas com seus membros natos, ou seja, aqueles que têm lugar na discussão devido à posição que ocupam dentro da UFOP. A pauta das primeiras reuniões é a aprovação de um calendário integrado para escolha dos representantes que serão eleitos (professores, técnicos administrativos e alunos da UFOP).
 
As reuniões terão transmissão ao vivo. Veja como foi a transmissão do Conselho de Extensão e Cultura, realizada na manhã desta quinta (17). Nesta sexta (18), será a primeira reunião do Conselho de Graduação e, na terça (22), os membros do Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação se reunirão.
 
ELEIÇÃO - Com a mudança, os conselhos passam a ter maior representatividade da comunidade acadêmica da UFOP. Confira as vagas a serem ocupadas nas eleições:
 
Conselho Superior de Graduação
 
- representantes técnico-administrativos em educação: 10 vagas
- representantes discentes: 10 vagas
 
Conselho Superior de Pesquisa e Pós-Graduação
 
- representantes técnico-administrativos em educação: 8 vagas
- representantes discentes: 8 vagas
- representantes docentes: 8 vagas
- representante de coordenadores de pós-graduação lato sensu: 1 vaga
 
Conselho Superior de Extensão e Cultura
 
- dois representantes docentes de cada Unidade Acadêmica: 24 vagas
- representantes técnico-administrativos em educação: 2 vagas
- representantes discentes: 2 vagas
 
HISTÓRICO - Os novos conselhos foram criados a partir do novo estatuto, aprovado em assembléia universitária realizada em 2017. Depois, o Conselho Universitário (Cuni) aprovou o texto, que está na Resolução nº 1.868 e foi alterado na de nº 1869, e o encaminhou para a Secretaria de Educação Superior (Sesu) do MEC, com retorno em maio de 2019.
 
Em sequência, foi criada a Comissão de Transição para Implementação do Novo Estatuto e, em dezembro de 2019, foi finalizada a proposta para criação dos novos conselhos superiores. Em maio de 2020, devido à dificuldade de se prever quando seria possível um encontro presencial, o Cuni aprovou a resolução que define os procedimentos para criação dos novos conselhos. Em abril de 2021, o Cuni decidiu pela retomada da implantação do estatuto e dos conselhos.
 
Leia mais:
 
 
 
 
 
 

Veja também

22 Julho 2021

A comissão para análise das indicações à concessão de títulos honoríficos da UFOP no ano de 2021 vai coletar as...

Leia mais

19 Julho 2021

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), por meio da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), disponibiliza edital para firmar...

Leia mais

14 Julho 2021

É com pesar que a Universidade Federal de Ouro Preto comunica o falecimento da servidora aposentada Geralda França. Conhecida como...

Leia mais

13 Julho 2021

A Controladoria Geral da União dá continuidade à campanha #IntegridadeSomosTodosNós com o tema Responsabilização. O material disponibilizado traz informações sobre...

Leia mais