skip to content

Professora da UFOP assume secretaria do Ministério da Educação

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Arquivo pessoal

A professora Zara Figueiredo Tripodi, do Departamento de Educação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), vai chefiar a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação (MEC). A posse foi na sexta (6).

A Secadi, que havia sido dissolvida e voltou por sugestão do grupo de transição, é responsável por ações que buscam viabilizar o acesso à escolarização e à participação de todos os estudantes, com redução das desigualdades educacionais, com equidade e respeito às diferenças. É no seu âmbito que são desenvolvidas políticas de Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos, Educação do Campo, entre outras.

O ministro da Educação, Camilo Santana, deu a posse aos secretários e afirmou que a equipe retoma o trabalho da Secadi com alegria para garantir "a inclusão dos nossos jovens e crianças de todo o país".

Zara possui doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) (2014) na área de Estado, Sociedade e Educação. Realizou estudo pós-doutoral na Universidade Cidade de São Paulo (Unicid) e no Centro de Estudos da Metrópole do Departamento de Ciências Políticas da USP. É mestra em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), onde se graduou na mesma área em 2002. Também possui formação em Pedagogia e Magistério (1989).

Antes de atuar na UFOP, Zara foi docente do Departamento de Política e Administração Educacional da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Ela tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Nova Gestão Pública e Educação; Governança Educacional; Princípio de Justiça Social; Desigualdades Raciais.

A docente deu uma entrevista para o Em Discussão sobre os impactos da pandemia na educação, as desigualdades sociais e econômicas e as dificuldades enfrentadas pelos professores. Confira.

posse_zara.png

Reprodução / YouTube
A professora faz parte da nova equipe do MEC.


POSSE DOS MINISTROS - A reitora da UFOP, Cláudia Marliére, participou da posse dos ministros do novo governo, realizada no domingo (1). Os dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) foram a Brasília a convite do governo.

Entre as cerimônias acompanhadas por Cláudia, estavam a do ministro da Educação Camilo Santana e da ministra de Ciência, Tecnologia e Inovações, Luciana Santos.

52602774817_eb489e95f0_k.jpg

Marcelo Camará (ASCOM/MCTI)
Dirigentes de instituições de todo o país estiveram na cerimônia.

Veja também

3 Fevereiro 2023

Devido às chuvas e bloqueios de diversas vias, principalmente em Ouro Preto, a flexibilidade em relação a processos avaliativos e...

Leia mais

27 Janeiro 2023

calendario_academido_destaque.png Agora a UFOP disponibiliza à comunidade acadêmica um calendário unificado, que traz informações da graduação — presencial e a...

Leia mais

25 Janeiro 2023

Em reunião realizada nesta quarta (25), o Conselho Universitário (Cuni) decidiu não ceder a Praça da UFOP e outros espaços...

Leia mais

25 Janeiro 2023

Acompanhe a 363ª Reunião Ordinária do Conselho Universitário (CUNI), nesta quarta (25) às 14h.

Leia mais