Ir para o conteúdo

Professora da UFOP assume secretaria do Ministério da Educação

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Arquivo pessoal

A professora Zara Figueiredo Tripodi, do Departamento de Educação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), vai chefiar a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação (MEC). A posse foi na sexta (6).

A Secadi, que havia sido dissolvida e voltou por sugestão do grupo de transição, é responsável por ações que buscam viabilizar o acesso à escolarização e à participação de todos os estudantes, com redução das desigualdades educacionais, com equidade e respeito às diferenças. É no seu âmbito que são desenvolvidas políticas de Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos, Educação do Campo, entre outras.

O ministro da Educação, Camilo Santana, deu a posse aos secretários e afirmou que a equipe retoma o trabalho da Secadi com alegria para garantir "a inclusão dos nossos jovens e crianças de todo o país".

Zara possui doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) (2014) na área de Estado, Sociedade e Educação. Realizou estudo pós-doutoral na Universidade Cidade de São Paulo (Unicid) e no Centro de Estudos da Metrópole do Departamento de Ciências Políticas da USP. É mestra em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), onde se graduou na mesma área em 2002. Também possui formação em Pedagogia e Magistério (1989).

Antes de atuar na UFOP, Zara foi docente do Departamento de Política e Administração Educacional da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Ela tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Nova Gestão Pública e Educação; Governança Educacional; Princípio de Justiça Social; Desigualdades Raciais.

A docente deu uma entrevista para o Em Discussão sobre os impactos da pandemia na educação, as desigualdades sociais e econômicas e as dificuldades enfrentadas pelos professores. Confira.

posse_zara.png

Reprodução / YouTube
A professora faz parte da nova equipe do MEC.


POSSE DOS MINISTROS - A reitora da UFOP, Cláudia Marliére, participou da posse dos ministros do novo governo, realizada no domingo (1). Os dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) foram a Brasília a convite do governo.

Entre as cerimônias acompanhadas por Cláudia, estavam a do ministro da Educação Camilo Santana e da ministra de Ciência, Tecnologia e Inovações, Luciana Santos.

52602774817_eb489e95f0_k.jpg

Marcelo Camará (ASCOM/MCTI)
Dirigentes de instituições de todo o país estiveram na cerimônia.

Veja também

23 Abril 2024

Em reunião realizada na manhã desta terça (23), o Conselho Universitário (Cuni) da UFOP votou pela suspensão dos calendários acadêmicos...

Leia mais

22 Abril 2024

Acompanhe a 372ª Reunião Ordinária do Conselho Universitário (Cuni), nesta terça-feira (23), às 8h30.

Leia mais

21 Abril 2024

É com profundo pesar que a comunidade da Universidade Federal de Ouro Preto recebe a notícia do falecimento do professor...

Leia mais

16 Abril 2024

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) cede terreno ao município para a construção de uma Unidade Básica de Saúde...

Leia mais