Serão agraciados com o título o reitor da UFOP, professor Luciano Campos da Silva, e os professores Aisllan Diego de Assis, Andrea Gomes Campos, José Alvaro Tadeu Ferreira, Ricardo Azoubel da Mota Silveira e Zara Figueiredo Tripodi.
O reitor Luciano Campos, indicado pelo vereador Renato Zoroastro, será homenageado por sua trajetória na UFOP e pelo compromisso com a valorização da educação pública e da ciência como instrumentos de transformação social. Sua gestão tem se pautado pelo diálogo com a comunidade acadêmica e pela defesa da Universidade como patrimônio do povo brasileiro.
O professor Aisllan de Assis, da Escola de Medicina, indicado pelo vereador Wemerson Titão, tem se destacado pelo trabalho interdisciplinar na área da saúde mental e pela defesa do SUS e dos direitos humanos. Coordena ações direcionadas à promoção da saúde mental em escolas públicas e desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão com foco em populações vulneráveis, como a do distrito histórico de Antônio Pereira, em Ouro Preto.
Andrea Gomes Campos, professora do Departamento de Computação, foi indicada pelo vereador Zé do Binga por sua atuação no desenvolvimento de soluções computacionais inteligentes aplicadas às áreas da saúde e da indústria, com o uso de inteligência artificial para análise e interpretação de imagens. Andrea é pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação e no Programa de Mestrado Profissional em Instrumentação, Controle e Automação de Processos de Mineração.
Indicado pelo vereador Renato Zoroastro, o professor Ricardo Azoubel da Mota Silveira, da Escola de Minas, será homenageado por sua significativa contribuição para o desenvolvimento social, esportivo e comunitário do município de Ouro Preto. Ricardo é engenheiro civil e trabalhou como professor visitante na Universidade do Texas e na Université Libre de Bruxelles. Atua como pesquisador e consultor 'ad-hoc' do CNPq, Capes e Fapemig. É também integrante da Associação Brasileira de Métodos Computacionais em Engenharia (Abmec).
A professora Zara Figueiredo, indicada pelo vereador Matheus Pacheco, é docente do Departamento de Educação da UFOP e atua nas áreas de políticas públicas, direitos humanos e educação. Destaca-se por sua intensa produção acadêmica voltada para as relações entre escolas, territórios e justiça social. Atualmente, ocupa o cargo de secretária de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação, em Brasília.
Também será homenageado o professor aposentado José Alvaro Tadeu Ferreira, mais conhecido como "Bob", por indicação do verador Vantuir Silva. José Álvaro participou ativamente da criação do Instituto de Ciências Exatas e Biológicas (Iceb) e do curso de bacharelado em Ciência da Computação da UFOP. Receberá a homenagem por sua dedicação ao ensino e à ciência e por sua contribuição na formação de milhares de alunos.
A sessão solene para entrega dos títulos de Cidadania Honorária ao Mérito vai acontecer na sexta (11), às 17h, no Centro de Artes e Convenções da UFOP.