Ir para o conteúdo

Rádio UFOP Educativa completa 23 anos

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Reprodução
A emissora da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) completa mais um aniversário com ações que buscam modernizar o trabalho realizado há duas décadas ao mesmo tempo em que expande seu alcance na Região dos Inconfidentes.
 
A Rádio UFOP foi fundada a partir de uma concessão da Fundação Educativa de Rádio e TV Ouro Preto (Feop) em 21 de agosto de 1998. A emissora produz diversos conteúdos, entre os quais se destacam os programas, programetes (PETs, Minutos, Podcastings) e séries (Reportagens Especiais), a partir das atividades desenvolvidas na Universidade. Além da divulgação do que é feito na UFOP, a programação veicula conteúdo de interesse das comunidades.
 
A Rádio está instalada dentro do campus Morro do Cruzeiro e faz parte da Coordenadoria de Comunicação Público-Educativa da Diretoria de Comunicação Institucional (DCI) da UFOP. O coordenador da DCI, Chico Daher, relata que "a comunicação público-educativa é um processo dialógico que se estabelece entre o conhecimento mais especializado, e até mesmo científico, com o senso comum, buscando processos reais de inovação social visando a construção de uma cidadania mais sólida, participativa." Ele comenta também que a Rádio é um veículo popular, que chega a vários locais e comunidades, o que a torna essencial para que o diálogo aconteça.
 
PODCAST - Ao longo dos anos, a emissora se adaptou à expansão do rádio para a internet buscando formas de produzir conteúdo que alcancem públicos para as plataformas on-line e o rádio de antena. Atualmente, além das frequências de Ouro Preto (106,3 FM) e Mariana (103,5 FM), as produções da Rádio estão disponíveis no formato de podcast. A chefe da Divisão de Rádio da UFOP, Luana Viana, explica que "nos últimos anos a maior mudança na produção de conteúdo e na programação foi a conscientização sobre espaços diferentes para cada público específico: muitas pessoas escutam podcast e não escutam rádio de antena e vice-versa, além das que escutam ambas as plataformas". Ela explica que as plataformas são meios de divulgação diferentes e que, por isso, a Rádio UFOP produz conteúdos específicos para alcançar e atender os variados nichos de ouvintes.
 
O controlador de operações da Roquette Pinto, Danilo Nonato, acrescenta que "o sinal do FM é muito limitado na região e o podcast dá a possibilidade de ouvir a programação onde e quando quiser. Nas múltiplas plataformas temos uma excelente audiência e planos de chegar até nosso ouvinte", afirma. Ele comenta, ainda, que os conteúdos disponibilizados como podcast também são fruto do trabalho do coordenador de Jornalismo, Gláucio Santos. Luana completa que "com o podcast aproveitamos um espaço digital e contemplamos públicos que estão fora de Ouro Preto e Mariana que têm interesse no conteúdo. A produção permite que pessoas fora da Região dos Inconfidentes tenham acesso à nossa programação".
 
As emissoras são um ganho também para os alunos de Jornalismo da UFOP. Danilo comenta que a rádio é uma oportunidade do aluno estar em contato com o meio de comunicação e com a técnica do Jornalismo. "A Rádio UFOP, ao longo de seus 23 anos, conseguiu criar grandes parceiros em diversos lugares do mundo e é um canal importante para o futuro profissional da imprensa. Muitos jornalistas que estão em emissoras de renome passaram pela Rádio UFOP", destaca.
 
Acesse o site da Rádio e conheça as produções das emissoras.
 
RÁDIO UFOP MARIANA - A emissora em Mariana está sediada no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (Icsa) e teve sua primeira transmissão em abril de 2020. O processo de implantação teve início em 2012, quando a Instituição saiu vencedora do 5° Aviso de Habilitação do então Ministério das Comunicações, publicado em dezembro de 2011, seguido da aprovação do projeto técnico. O convênio com o Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) foi assinado em maio de 2017, e somente em abril de 2020 a emissora foi autorizada a transmitir sua programação em caráter experimental.
 
Segundo Danilo, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) autorizou a mudança da antena de transmissão da Rádio UFOP Mariana para o Pico da Cartuxa e, com isso, a concessão definitiva está na fase final. "Estamos aguardando que o Ministério das Comunicações e a Anatel entreguem a concessão definitiva para a UFOP no final de outubro. Nós identificamos que estar no Pico da Cartuxa é mais interessante para nós, já que com essa mudança a Rádio UFOP de Mariana chega aos distritos e também a Ouro Preto", explica. 
 
SISTEMA UFOP DE RÁDIO - A primeira transmissão que partiu do Icsa marcou a criação do Sistema UFOP de Rádio, que integra as emissoras dos dois campi: Mariana e Ouro Preto. Nos próximos anos, outras emissoras de rádio que possam vir a ser criadas pela UFOP serão agregadas ao sistema.
 
Assista ao documentário produzido pela TV UFOP que conta a história da rádio:
 

Veja também

16 Abril 2024

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) cede terreno ao município para a construção de uma Unidade Básica de Saúde...

Leia mais

15 Abril 2024

A professora do Departamento de Educação da UFOP e secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério...

Leia mais

12 Abril 2024

O projeto "Eficientização do Sistema de Iluminação da Universidade Federal de Ouro Preto" teve sua obra concluída e a cerimônia...

Leia mais

11 Abril 2024

É com pesar que a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) comunica o falecimento da servidora aposentada Geraldina Chaves de...

Leia mais