A Reitoria da UFOP tem dialogado com a comunidade acadêmica nos últimos meses sobre a necessidade de fazer ajustes nos contratos de terceirização para readequá-los à realidade orçamentária da Instituição. De fato, é de conhecimento amplo que houve uma redução no contingente de trabalhadores que atuam nos serviços de limpeza, recepção, segurança e portaria.
Nesse sentido, na última terça-feira (1), a Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (Proplad) encaminhou e-mail a todas as unidades acadêmicas e administrativas informando que as empresas ainda estão realizando adequações operacionais. Porém, cabe esclarecer que nem todas as demissões em curso correspondem a uma redução de posto de trabalho. Como a Universidade não pode interferir na escolha das contratações, alguns trabalhadores estão sendo dispensados para que outros sejam contratados para os mesmos locais de atuação. Portanto, é importante que os gestores das unidades e setores procurem se informar sobre cada situação específica.
Quanto ao serviço de limpeza, a Proplad esclareceu que a nova empresa contratada está “em processo de ajuste do efetivo, de reconhecimento dos espaços físicos e de adaptação às rotinas e demandas específicas de cada unidade”. Diante deste cenário, a Reitoria orienta que cada unidade e setor dialogue com representantes das empresas responsáveis por esses ajustes. É importante que seja reavaliada a necessidade de intervenção diária, especialmente em ambientes com menor circulação e utilização. Ressalta-se, no entanto, que a empresa contratada foi orientada a manter os banheiros “como prioridade absoluta, devendo manter sua frequência e padrão de limpeza adequados às necessidades da comunidade universitária”.
A Proplad informou também que a Universidade está em processo de nomeação de fiscais setoriais, com o objetivo de aprimorar o diálogo entre os setores e a administração e permitir um acompanhamento mais próximo da execução contratual.
A Reitoria agradece a compreensão e conta com a colaboração de todos para garantir que o processo ocorra de forma eficaz, buscando minimizar impactos no ambiente de trabalho. Assim como a equipe da Proplad, a Administração Superior permanece à disposição para dialogar, acolher sugestões e buscar, em conjunto, alternativas para os desafios que se apresentam frente ao atual cenário orçamentário.