Ir para o conteúdo

UBS em Ouro Preto fortalece parceria entre UFOP e município ampliando acesso à saúde

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Prefeitura de Ouro Preto
A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) cede terreno ao município para a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), no bairro Antônio Dias. A cerimônia de cessão foi realizada na última segunda (15), na sede da Prefeitura Municipal. A iniciativa, segundo a reitora Cláudia Marliére, amplia a colaboração entre a comunidade ufopiana e a cidade. A UBS, que funcionará em caráter multidisciplinar, contará com profissionais de diversas áreas da saúde, incluindo medicina, nutrição e farmácia, provenientes da UFOP.
 
A reitora destacou a relevância dessa parceria para a melhoria da saúde tanto da comunidade universitária quanto da população de Ouro Preto. "Para nós, isso é muito importante, pois, além da saúde local, essa ação vai melhorar em muito a formação de nossos alunos", disse a professora Cláudia, acrescentando que o ato "reflete o papel social da universidade, o que nos enche de orgulho por poder contribuir para essa proposta".
 
A liberação do terreno, utilizado pela República Canaan, foi crucial para viabilizar o projeto, conforme explicado pela reitora. Segundo ela, "isso facilitou a cessão por parte da UFOP, pois a região onde será construída a UBS tinha poucos espaços disponíveis, e esse acordo com os estudantes foi fundamental". Sobre o contrato, Marliére disse que sua validade é de 30 anos, "com a condição de que não haja desvio de finalidade”.
 

8r1a5895.jpg

Prefeitura de Ouro Preto
Alunos da República Canaan recebem homenagem da UFOP e da Prefeitura de Ouro Preto
 
Detalhes do acordo revelam que o valor cedido equivale a R$ 6,29 milhões, uma estimativa correspondente ao aluguel do local por um período de 30 anos. Em contrapartida, a construção e a manutenção da UBS serão de responsabilidade do município, sendo que o espaço deverá também ser utilizado por professores e alunos para atividades de ensino, pesquisa e extensão, conforme definido em um plano de trabalho específico.  Ainda conforme o termo de cessão assinado, assim que a construção for concluída, o imóvel passa a ser propriedade da UFOP.
 
O prefeito de Ouro Preto, Ângelo Oswaldo, em sua fala, assegurou que orçamento e recursos estão disponíveis para iniciar a construção. Ele ressaltou que o projeto foi elaborado em colaboração com da UFOP e que os processos licitatórios serão iniciados em breve. O prazo estimado para a entrega da obra é de 18 meses.
 
Participaram também da cerimônia o vice-reitor Hermínio Nalini Junior; o presidente da Câmara de Ouro Preto, José Geraldo Muniz (Zé do Binga); o secretário Municipal de Saúde, Leandro Moreira; a secretária Adjunta de Saúde, Isabela Guimarães; a vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Luiza Ramalho Vitório; e a representante da FAMOP, Márcia Valadares.

Veja também

21 Maio 2024

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), representada pela reitora Cláudia Marliére, participa nesta semana do Seminário e Conselho Pleno...

Leia mais

15 Maio 2024

O Conselho Superior de Graduação (Congrad) da UFOP realiza reunião nesta quarta (15). Acompanhe às 14h30:

Leia mais

14 Maio 2024

A Diretoria de Tecnologia da Informação (NTI) informa que a mensagem contendo o assunto "Os seus dados pessoais foram revelados...

Leia mais

6 Maio 2024

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), em mais uma nota, expressa novamente sua solidariedade...

Leia mais