Ir para o conteúdo

UFOP assina termo de coleta seletiva com Prefeitura de Ouro Preto e Associações de Catadores

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Mylena Gonçalves

A reitora da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Cláudia Marliére, assinou nesta terça (19) um termo de compromisso para criação de uma rede dinâmica de discussão e troca de experiências entre Prefeitura, Universidade e coletoras e coletores de resíduos sólidos descartáveis. O objetivo é promover politicas públicas municipais para o manejo e descarte adequado desses materiais. Também assinaram o termo o prefeito de Ouro Preto, Júlio Pimenta, e representantes das Associações dos Catadores de Materiais Recicláveis do Padre Faria e dos Catadores de Materiais Recicláveis da Rancharia (Acmar).

09426_foto5_6561240888016076066.jpg

Mylena Gonçalves
A assinatura foi na cerimônia de abertura do Fórum
A assinatura aconteceu na cerimônia de abertura do 4º Fórum de Gestão Pública de Resíduos Sólidos. Na ocasião, a reitora abordou a necessidade de uma política educacional que agregue Universidade, municípios e associações para o controle do descarte de materiais recicláveis. Segundo Cláudia, a necessidade é agora contemplada pela resolução do Conselho Universitário (Cuni) nº 2304, que trata da nova estrutura organizacional da Instituição, estabelecendo a Divisão de Meio Ambiente integrada à Coordenadoria de Projetos, Infraestrutura e Meio Ambiente. "A Universidade avançou muito neste ano”, observa. "Agora nossas ações estão institucionalizadas, com resolução própria, um marco importante para a UFOP e para os cidadãos ouro-pretanos. Ainda em 2019 iniciaremos as instalações de ecocampos para a coleta seletiva de materiais sólidos”, finalizou.

COLETA NO CAMPUS – O pró-reitor adjunto de Planejamento e Desenvolvimento, Máximo Martins, que coordena o programa de extensão Engenharia para Sustentabilidade, comenta que a resolução surge para ouvir as demandas das catadoras e catadores de coleta seletiva solidária do município de Ouro Preto, "além de fazer valer o que é estabelecido na lei (federal) de número 12.305 de 2010, que versa sobre a obrigatoriedade de todo o serviço público destinar as coletas seletivas às associações autorizadas". A lei também institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que contém instrumentos importantes para permitir o avanço necessário ao país no enfrentamento dos principais problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes do manejo inadequado dos resíduos sólidos, conforme o Ministério do Meio Ambiente.
 

4_forum_ii.jpg

Mylena Gonçalves
O Fórum foi durante toda a terça (19)
FÓRUM – "Por uma Minas Gerais que Recicle" é o mote da quarta edição do Fórum, realizado durante toda a terça (19), organizado pelo programa de extensão Engenharia para Sustentabilidade da UFOP, em parceria com a Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (Ancat) e o Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável (Insea). 
 
Após exposições culturais de artistas e produtores de Ouro Preto e a apresentação do coletivo Guarda de Congo do Manto Azul de Nossa Senhora Aparecida e São Benedito, o evento foi aberto com a palestra "Cuidando da Casa Comum". Ministrada por integrantes da Equipe DKA – Ação Três Reis Magos da Juventude Católica Austríaca, a apresentação foi assistida por representantes das prefeituras de Ouro Preto, Mariana, Conselheiro Lafaiete, Itabirito, Ouro Branco, Itaúna, Barroso e Santos Dumont.
 
Para Máximo Martins, esse contato com as prefeituras das cidades vizinhas de Ouro Preto é o primeiro passo para a implantação do termo de compromisso em outras cidades. "Em Mariana e João Monlevade, por exemplo, é necessário que a Universidade dialogue com as prefeituras e as associações de cada um dos municípios", uma ação prevista para 2020.

Veja também

16 Abril 2024

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) cede terreno ao município para a construção de uma Unidade Básica de Saúde...

Leia mais

15 Abril 2024

A professora do Departamento de Educação da UFOP e secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério...

Leia mais

12 Abril 2024

O projeto "Eficientização do Sistema de Iluminação da Universidade Federal de Ouro Preto" teve sua obra concluída e a cerimônia...

Leia mais

11 Abril 2024

É com pesar que a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) comunica o falecimento da servidora aposentada Geraldina Chaves de...

Leia mais