Ir para o conteúdo

UFOP busca fotos relacionadas à história da Universidade em João Monlevade

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Livia Ferreira
Em 2022, a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) comemora 20 anos de presença em João Monlevade. Uma série de ações estão sendo planejadas para celebrar a data e, para começar, a UFOP busca registros fotográficos relacionados a essa história.
 
Podem ser enviadas fotos do campus, da Escola Municipal Israel Pinheiro (Emip), que já ocupou o espaço onde hoje está o Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas (Icea), no bairro Loanda; de eventos da Universidade dentro e fora do espaço da UFOP; da vivência como aluno ou do trabalho realizado como técnico administrativo ou professor. A ideia é ver diferentes faces da história da UFOP em João Monlevade ao longo dessas duas décadas.
 
Os arquivos recebidos serão publicados nos sites e mídias sociais da UFOP, então é necessária autorização de uso, que deve ser feita no último campo do formulário de envio de fotos. Também são requisitados dados de contato.
 
Acesse o formulário para participar.
 
SELO COMEMORATIVO - O Núcleo de Projetos Gráficos criou uma marca comemorativa dos 20 anos de UFOP em João Monlevade. Confira:
 
 
HISTÓRIA - A inauguração do Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas (Icea), em 22 de setembro, tornou-se possível a partir de uma parceria entre a Universidade e a Prefeitura Municipal, que cedeu o terreno onde se localizava a Escola Municipal Israel Pinheiro. Os estudantes da educação básica passaram a ocupar uma nova construção, ao lado de onde foi implantado o Icea, e o prédio da escola foi reformado para dar uma oportunidade inédita para moradores da região: educação superior pública, gratuita e de qualidade — até então, a distância mínima entre a cidade e uma instituição pública de ensino superior era de mais de 100km.
 
Em 2005, o Instituto foi ampliado com a criação do curso de Sistemas de Informação. Por fim, em 2009, com o Reuni e o crescimento de toda a UFOP, com a oferta de novas vagas e cursos, chegaram a João Monlevade a Engenharia de Computação e a Engenharia Elétrica. Até 2011, o campus de João Monlevade ainda era um departamento e, naquele ano, tornou-se unidade e ganhou o nome de Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas.

Veja também

23 Abril 2024

Em reunião realizada na manhã desta terça (23), o Conselho Universitário (Cuni) da UFOP votou pela suspensão dos calendários acadêmicos...

Leia mais

22 Abril 2024

Acompanhe a 372ª Reunião Ordinária do Conselho Universitário (Cuni), nesta terça-feira (23), às 8h30.

Leia mais

21 Abril 2024

É com profundo pesar que a comunidade da Universidade Federal de Ouro Preto recebe a notícia do falecimento do professor...

Leia mais

16 Abril 2024

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) cede terreno ao município para a construção de uma Unidade Básica de Saúde...

Leia mais