skip to content

UFOP busca fotos relacionadas à história da Universidade em João Monlevade

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Livia Ferreira
Em 2022, a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) comemora 20 anos de presença em João Monlevade. Uma série de ações estão sendo planejadas para celebrar a data e, para começar, a UFOP busca registros fotográficos relacionados a essa história.
 
Podem ser enviadas fotos do campus, da Escola Municipal Israel Pinheiro (Emip), que já ocupou o espaço onde hoje está o Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas (Icea), no bairro Loanda; de eventos da Universidade dentro e fora do espaço da UFOP; da vivência como aluno ou do trabalho realizado como técnico administrativo ou professor. A ideia é ver diferentes faces da história da UFOP em João Monlevade ao longo dessas duas décadas.
 
Os arquivos recebidos serão publicados nos sites e mídias sociais da UFOP, então é necessária autorização de uso, que deve ser feita no último campo do formulário de envio de fotos. Também são requisitados dados de contato.
 
Acesse o formulário para participar.
 
SELO COMEMORATIVO - O Núcleo de Projetos Gráficos criou uma marca comemorativa dos 20 anos de UFOP em João Monlevade. Confira:
 
 
HISTÓRIA - A inauguração do Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas (Icea), em 22 de setembro, tornou-se possível a partir de uma parceria entre a Universidade e a Prefeitura Municipal, que cedeu o terreno onde se localizava a Escola Municipal Israel Pinheiro. Os estudantes da educação básica passaram a ocupar uma nova construção, ao lado de onde foi implantado o Icea, e o prédio da escola foi reformado para dar uma oportunidade inédita para moradores da região: educação superior pública, gratuita e de qualidade — até então, a distância mínima entre a cidade e uma instituição pública de ensino superior era de mais de 100km.
 
Em 2005, o Instituto foi ampliado com a criação do curso de Sistemas de Informação. Por fim, em 2009, com o Reuni e o crescimento de toda a UFOP, com a oferta de novas vagas e cursos, chegaram a João Monlevade a Engenharia de Computação e a Engenharia Elétrica. Até 2011, o campus de João Monlevade ainda era um departamento e, naquele ano, tornou-se unidade e ganhou o nome de Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas.

Veja também

1 Dezembro 2022

É com pesar que a Universidade Federal de Ouro Preto comunica o falecimento de André Luis Corrêa de Barros, técnico...

Leia mais

30 Novembro 2022

A Diretoria de Tecnologia da Informação (NTI) esclarece que a mensagem contendo o assunto "A aguardar o pagamento", recebida por...

Leia mais

30 Novembro 2022

Neste 30 de novembro, o Instituto de Filosofia, Artes e Cultura (Ifac) comemora 41 anos de sua criação. Fazem parte...

Leia mais

29 Novembro 2022

Um cenário dramático se desenha para a UFOP nos próximos dias, mediante o bloqueio de R$ 7,4 milhões do orçamento...

Leia mais